Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Acontece amanhã em todo o Estado a Conferência Livre da juventude

          A Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, realiza amanhã (31) a  “I Conferência Livre” da juventude, que acontecerá em todo o Estado no período matutino nas escolas Estaduais de cada município.

Em cada cidade uma escola estadual foi escolhida para realizar a Conferência, sendo que as demais escolas deverão indicar dois estudantes, entre 15 a 29 anos para participarem do evento. “Este é um espaço de discussão, é o momento do jovem como agente da própria aprendizagem, ampliando desta forma a participação da juventude no processo da conferência” comenta o superintendente de política de Educação, Roberval Angelo Furtado.

         A participação dos estudantes é de fundamental importância, pois só poderá participar da conferência Nacional quem tiver participado da Estadual, e para participar da Estadual tem que participar da Conferência Livre.

O objetivo do evento é contribuir para a construção e o fortalecimento de políticas voltadas para a juventude. “ A finalidade é garantir o diálogo entre os jovens, que eles possam reivindicar seus direitos e ampliar o acesso a políticas públicas,” comenta a subsecretária Carla Stephanini.

As inscrições para a Conferência Livre devem ser confirmadas junto à unidade escolar do município escolhida para realizar a conferência. Para mais informações acesse o site http://www.juventude.gov.br/ .

Conferência Estadual

          A II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude tem como lema: “MS gente jovem: desenvolvimento e participação”. O evento está marcado para os dias 21 e 22 de outubro, no Instituto Mirim da Capital. A Conferência tem a finalidade de contribuir para a construção e fortalecimento da Política Estadual e Nacional de Juventude.


Conferência Nacional

A II Conferência Nacional de Juventude acontecerá em Brasília (DF), Entre os dias 9 e 12 de dezembro. O tema da conferência é "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos", que será norteado por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015 e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

Fonte: Governo MS

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Frente defende protagonismo de jovens nas políticas públicas do País


Se depender da Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, os jovens serão protagonistas na construção das políticas públicas no País. Em audiência pública, nesta terça, sobre o protagonismo juvenil, a frente chamou a juventude a participar e acompanhar de perto as diferentes discussões que envolvem essa faixa etária da população no Congresso.

Uma das coordenadoras da frente, a deputada Teresa Surita (PMDB-RR), cita alguns exemplos. "Nós vamos falar da gravidez precoce, das drogas, da violência sexual, do abuso sexual, enfim, de todos os temas”, explicou. “Eu entendo que é junto com eles que encontramos caminho."

Vindos de diferentes partes do País, os jovens presentes ao debate reclamaram, no entanto, que, apesar de alguns espaços abertos a eles no Congresso ou mesmo em instâncias de governo, as crianças e adolescentes interferem pouco no resultado final das decisões políticas. Questionaram, ainda, a qualidade da educação do País e criticaram a falta de oportunidades de trabalho para o jovem.

Sociedade civil

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, lembra que, desde a criação do Conselho Nacional de Juventude, em 2005, a sociedade civil tem mais peso nas discussões sobre o tema. Ela informa que dois terços do conselho são compostos por entidades civis organizadas e um terço por órgãos do governo.

Mas Severine reconhece que não bastam conselhos para promover uma inclusão cada vez maior dos jovens na definição de políticas públicas. "É óbvio que isso vai ser sempre uma demanda e tem que continuar sendo, porque nem todos os jovens vão conseguir estar no conselho, nem todos vão poder ser delegados para conferência.”

Na avaliação de Severine, essa é “uma tarefa do governo, do Legislativo, da própria sociedade civil organizada, para a gente talvez, no futuro, responder como ouvir os jovens que não se organizam de forma tradicional”. “Tem milhares de jovens que preferem uma rede social, twitter, facebook."

Segundo o coordenador geral do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Stacheira, são quase 60 milhões de crianças e adolescentes no País, 82% deles vivendo nas cidades.

Reportagem - Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo
Publicação – Agência Câmara de Notícias




terça-feira, 9 de agosto de 2011

TRE-MS LANÇA PROJETO EDUCATIVO NA PRÓXIMA QUARTA


Na próxima quarta-feira (10) o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul vai lançar o projeto educativo “TRE na escola-cidadã”, que tem como alvo as escolas estaduais de nível médio de Campo Grande.
O projeto é composto por duas fases: a primeira é a realização do I Concurso de Redação com o tema “Política e Educação constroem o cidadão” e a segunda fase é composta por ciclos de palestra com demonstração da urna eletrônica nas escolas estaduais e faculdades.
O lançamento do projeto vai acontecer na Escola Estadual Joaquim Murtinho, às 9 e meia da manhã, e estarão presentes diversas autoridades como o Presidente do TRE-MS, desembargador Josué de Oliveira e o Governador do Estado, André Puccinelli.
Para participar do Concurso de Redação os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio nas Escolas Estaduais de Campo Grande, e ter entre 15 e 18 anos.
As inscrições vão ser realizadas por meio das escolas no período de 15 a 31 de agosto, na página do TRE-MS e a prova será aplicada no dia 11 de setembro de 2011.
As cinco melhores redações serão premiadas no auditório do TRE-MS, no dia 17 de outubro, assim como a escola, cujo aluno for o primeiro colocado. Os vinte melhores trabalhos serão publicados na página do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Comunicação Social do TRE-MS

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dourados debate futuro da juventude

Com o tema “Juventude Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, a Câmara Municipal de Dourados sediou a Audiência Pública da Juventude, anteontem, às 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres. A audiência foi fruto da articulação dos vereadores Délia Razuk (PMDB) e Elias Ishy (PT), que apoiam significativamente o Conselho Municipal de Juventude de Dourados, presidido por Gleiber Nascimento. Aproximadamente 300 jovens participaram da audiência.
Os principais eixos de discussão da audiência foram: juventude, democracia e desenvolvimento, plano nacional de juventude 2011 a 2015 e articulação e integração das políticas publicas da juventude. O evento teve o objetivo de debater o plano regional de juventude na Grande Dourados e informar sobre direitos e deveres do jovem em todo segmento e a mobilização para a Confe-rência Estadual e Nacional.
Com o plenário lotado, a audiência começou com a composição da mesa pelo presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado (DEM), a vereadora Délia Razuk, o vereador Elias Ishy, o presidente do Con-selho Municipal da juventude de Dourados, Gleiber Nascimento (palestrante), o advogado e professor de direito e assessor jurídico da Vara da Infância e Juventude, Robson Moraes (palestrante), o acadêmico de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sérgio Anastácio de Souza.
Estiveram presentes também vereadores, representantes de entidades religiosas e sociais da cidade. Aproximadamente 300 jovens participaram da Audiência. Entre jovens da cidade de Dourados, outros de Juti, Nova Andradina e outras cidades vizinhas também compareceram ao evento.
A AUDIÊNCIA
Antes de serem ministradas as palestras, os proponentes destacaram a importância da Audiência. A vereadora Délia Razuk (PMDB) salientou que se sente honrada em participar de uma audiência de suma importância, uma vez que esta possui características diferentes das que já foram realizadas na Casa de Leis, pois visa inserir Dourados em âmbito Nacional e Internacional no que tange a promover ações de políticas públicas para a Juventude.
Délia Razuk ressaltou ainda que os debates e questionamentos levantados nesta audiência serão encaminhados para a 2ª Conferência de Juventude nos dias 12 e 13 de agosto, que acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACED), em Dourados. Para a vereadora, falar em juventude não é apenas fazer menção ao futuro, pelo contrário, “ju-ventude é passado, presente e futuro.
O vereador Elias Ishy salientou que o objetivo da audiência é oportunizar um espaço de debates de políticas públicas para os jovens douradenses. Ele argumentou que é necessário a mobilização de todos, uma vez que o desafio da juventude é de suma importância. Ele fez menção que atualmente no País são 51 milhões de jovens e tal feito é uma oportunidade única para elaboração de projetos para uma sociedade mais justa e igualitária. “Vocês jovens são os protagonistas da his-tória e devem levantar essa bandeira”, argumentou.
Após o pronunciamento dos vereadores, foi dado início as palestras de 15 minutos de explanação para cada preletor. A primeira foi ministrada por Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Juventude de Dourados, que abordou o tema “Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento”.
Gleiber declarou que era uma vitória a presença dos jovens neste evento. Pensar em juventude requer entender o que é juventude, ou melhor, que é jovem? Ele salientou que foi definido pela Política Nacional que jovem é aquele que se enquadra na faixa etária entre 15 a 29 anos. Hoje a cidade de Dourados possui 50 mil jovens, número de grande significância para a criação de ações voltadas para esta classe.
A segunda palestra com o tema “Plano nacional de juventude – prioridades 2011-2015” foi proferida pelo acadêmico de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo militante do movimento estudantil Sérgio Anastácio de Souza. Ele fez uma explanação das conquistas dos últimos tempos e enfatizou que o debate da audiência é importante para que a juventude manifeste suas demandas.
A última palestra teve como tema a articulação e integração das políticas públicas da juventude e foi ministrada pelo professor de direito e assessor jurídico da vara da infância e juventude, Robson Moraes. Ele iniciou a palestra citando uma frase de Jorge Barrientos Parra “O jovem é revolucionário, porque dele saem as novas propostas”. Após as pales-tras, houve o espaço para perguntas e sugestões do plenário. Em seguida houve a indicação para os 30 delegados, sendo 32 inscritos que representarão o municí-pio na etapa regional da II Conferência de Juventude.
Publicado em: DouradosAgora

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Juventude de Dourados escolhe delegados para Conferência Regional em Audiência Pública


A audiência pública realizada na noite de ontem (3), nas dependências da Câmara de Vereadores de Dourados contou com a presença de aproximadamente 250 jovens que discutiram o tema : “Juventude: Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Proposta pelos vereadores Elias Ishy (PT) e Délia Razuk (PMDB), o objetivo da audiência era principalmente contribuir para a formulação de políticas públicas para o município, assim como escolher os delegados para a conferência estadual, que acontece no mês setembro, em Campo Grande.Após esta etapa, outros delegados serão escolhidos para participar, em dezembro, da Conferência Nacional da Juventude, em Brasília.
O vereador presidente da Casa, Idenor Machado (DEM) fez a abertura da audiência, destacando as atividades da juventude e colocando a Câmara à disposição para que se busque políticas públicas que venham atender os anseios do segmento, enquanto a vereadora Délia Razuk lembrava que durante sua passagem pelo Executivo chegou a encaminhar projeto para a criação da Secretaria da Juventude, alertando, porém, que o projeto foi retirado de pauta e não está em tramitação, como alguns jovens questionaram.
Elias Ishy, por sua vez, defendeu um trabalho mais objetivo em busca de direitos que não são respeitados e garantiu que seu mandato estará pronto para contribuir com os trabalhos que busquem oferecer e implantar políticas públicas que realmente venham a atender as reivindicações apresentadas.
Ao assumir os encaminhamentos do evento, Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal da Juventude fez um balanço do trabalho que vem sendo desenvolvido em Dourados, destacando que “hoje o nosso Conselho é considerado o mais bem estruturado e o que melhor vem realizando ações em prol da juventude”. Preletor da palestra principal, Gleiber abordou o tema que deu  nome à audiência.
O segundo palestrante da noite, que discutiu o “Plano nacional de juventude – prioridades 2011-2015” foi o acadêmico de história da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pelo militante do movimento estudantil Sérgio Anastácio de Souza. Para ele, “o Plano Nacional da Juventude está ultrapassado e requer uma gigantesca atualização para que realmente esteja fundamentado e de acordo com os dias de hoje”, afirmou.
Último palestrante da noite, o professor de direito e assessor jurídico da Vara da Infância e Juventude, Robson Moraes dos Santos, enfatizou em sua palestra que teve como tema “A articulação e integração das políticas públicas da juventude”, que as questões discutidas e a juventude estão hoje em desequilíbrio. “É preciso, principalmente, que o jovem vá à luta, debata, busque as mudanças”, disse o professor, lembrando que “ao mesmo tempo que a sociedade deposita nos jovens a esperança de um futuro melhor, é neste segmento que encontramos os maiores problemas da sociedade”, pontuou.
Após as palestras foram abertas perguntas para os participantes que, durante esse tempo, puderam discutir alguns pontos que tinham dúvidas, principalmente em torno das ações e políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal, onde o principal foco tornou-se o acesso ao ensino superior.
Durante a audiência foram distribuídas fichas de inscrição para que, ao final, fossem escolhidos os 30 delegados que participarão da Conferência Estadual. Ao todo, 31 jovens se inscreveram e com a anuência da plenária, ficou definido que todos irão participar do evento.
Ao final, os propositores e palestrantes festejaram o sucesso da audiência pública, avaliando que este foi um importante passo para que sonhos e projetos da Juventude saiam do papel e tornem-se realidade.







Por Carlos Marinho
Publicação: DouraNews