Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sancionada lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, em  18 de janeiro,  a lei 12.594, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O texto regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que estejam em conflito com a lei.  O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 e entra em vigor 90 dias após essa data. O Sinase busca uniformizar, em todo o país, o atendimento aos adolescentes e o processo de apuração de infrações cometidas. O projeto, composto por 88 artigos, foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010 e estabelece as medidas voltadas para a reinserção sociocultural do adolescente.    
De acordo com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, com a reformulação da lei, o Estado brasileiro passa a contar com um mecanismo legal que possibilitará a efetiva ressocialização dos jovens em conflito com a lei.  “Com essa mudança, haverá uma reformulação,tanto da estrutura física das unidades socioeducativas quanto do atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Serão combinadas ações que vão desde a área da saúde, assistência social, educação e profissionalização”, afirmou a ministra.
A ministra explicou ainda que entre as principais mudanças está a adoção de medidas alternativas à internação de jovens. “Todo o sistema será focado nas necessidades dos jovens. A partir de agora, haverá maior utilização de medidas reparadoras. Ou seja, dependendo do tipo de infração, o jovem poderá prestar serviços à sociedade, por exemplo. Isso, com certeza, é muito mais educativo do que manter o adolescente em privação de liberdade”, defendeu.
Segundo a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen de Oliveira, atualmente, o país têm cerca de 18 mil jovens em regime fechado. Ainda segundo a secretária, até 2010 havia um total de 435 unidades socioeducativas no país. Dessas, cerca de 60 foram construídas ou reformadas nos últimos cinco anos, já prevendo adequações ao Sinase.     
Mudanças - O Sinase recomenda que a aplicação da pena seja individualizada, levando em conta condições como doenças, deficiências ou dependência química. A lei ainda garante que os jovens tenham acesso à educação, capacitação profissional, e retornem à escola pública assim que terminar o período nas unidades de internação. Outra novidade é o direito a visitas íntimas concedido a jovens casados ou em relacionamento estável. As visitas serão permitidas mediante autorização do juiz responsável pelo acompanhamento da sentença à qual o jovem está submetido. A lei do Sinase foi aprovada após tramitar por quatro anos no Congresso Nacional.
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Conjuve lança o livro “Reflexões sobre a Política Nacional de Juventude” no Fórum Social Temático

O livro “Reflexões sobre a Política Nacional de Juventude 2003/2010”, foi lançado na última terça-feira (24/1), durante o Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre (RS).

Produzido pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o livro traz uma avaliação dos principais programas e serviços voltados para o público juvenil. A avaliação Contempla as ações implementadas entre 2003 e 2010, além de  iniciativas desenvolvidas em gestões anteriores.
Segundo Gabriel Medina, presidente do Conjuve, a publicação consolida o controle social sobre as políticas públicas, papel que deve ser exercido pelo Conselho. “O livro aponta as ações existentes, mas sinaliza as lacunas, as demandas que precisam ser melhoradas, e sugere iniciativas, com a de fortalecer a transversalidade e integrar todas as políticas voltadas para o público juvenil”, explicou.
Fonte: Conjuve

Juventude debate Rio+20 no Fórum Social Temático 2012

“Juventude Rio+20, qual é o seu lugar?”. Este foi o tema debatido na oficina realizada nesta quinta-feira (26/1), no Acampamento da Juventude, durante o Fórum Social Temático de Porto Alegrre (RS). A Atividade foi organizada pela secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma). 
Segundo Pedro Picollo, da Rejuma, o debate teve por objetivo apontar um rumo possível para essas articulações no âmbito da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, além de avaliar como a sociedade civil se relaciona com o governo, por meio da Secretaria Nacional de Juventude. “Nossa intenção é pactuar rumos com os movimentos juvenis e pensar o dialogo com o governo brasileiro”. 
O Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, destacou que a discussão foi importante para fortalecer a parceria com a Secretaria Nacional de Juventude em relação à participação juvenil na Rio+20, além de garantir uma agenda da sociedade civil no processo do Fórum Social Temático, com objetivo de colocar a  juventude como tema estratégico no debate da Conferência do Rio de Janeiro. 
Já a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, reafirmou o compromisso da SNJ com o tema Juventude na RIO+20. “O nosso objetivo é fortalecer a mobilização da juventude para Conferencia, mas também garantir a incidência do tema nas resoluções que sairão dela”. Severine lembrou que o atual modelo de desenvolvimento não é capaz de garantir qualidade de vida para os jovens e lembrou que, no atual processo de crise, eles são os que mais sofrem com o desemprego. 
Enfrain Neto, consultor da Secretaria-Geral da Presidência da República para Rio+20, apresentou alguns avanços no diálogo com a sociedade civil, a exemplo do Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, mediado pelo Conselho de Desenvolvimento Economico e Social com 72 organizações da sociedade civil brasileira. O documento pode ser acessado pelo endereço: http://www.cdes.gov.br/
As organizações juvenis devem voltar a se reunir na tarde desta sexta-feira (27), para fechar uma agenda política para a Assembléia dos Movimentos sociais que acontece no sábado (28), a partir das 8h30, na Usina do Gasômetro.
Fonte: SNJ

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Prêmio Agente Jovem: Inscrições prorrogadas até 29 de fevereiro

As inscrições do Prêmio Agente Jovem de Cultura foram prorrogadas até 29 de fevereiro, o que vai permitir a participação de um maior número de jovens.  
O Agente Jovem de Cultura vai reconhecer 500 jovens entre 15 e 29 anos, em todo o Brasil, que atuam e trabalham em suas comunidades com ações culturais nas categorias de comunicação, articulação e mobilização cultural; cultura e tecnologia; pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais; formação cultural; produção e expressão artística e cultural; intercâmbios e encontros culturais; cultura e sustentabilidade.
A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário. 
De acordo com o edital do Prêmio, lançado no dia 12 de dezembro, durante a 2ª Conferência Nacional de Juventude, podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros que residam no país há mais de três anos. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões para concessão de prêmios de R$ 9 mil para cada iniciativa selecionada.
Segundo a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, esse edital foi lançado em um momento importante, quando a juventude se articula para conquistar e garantir direitos culturais, e reconhecem que a cultura é um direito fundamental de toda a juventude brasileira.
Já a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, destaca que é importante identificar e valorizar o que vem sendo feito por jovens que trabalham com a cultura no Brasil e ao mesmo tempo conhecer esses jovens, suas demandas e como podem interagir com os Programas Cultura Viva e Brasil Plural. "Esse prêmio é o primeiro passo de um processo de ação mais ampla e permanente, que vai envolver trabalhos de fortalecimento da formação do agente jovem de cultura, incluindo bolsas de formação, em parceria, também, com o Ministério da Educação", diz a secretária.
Fonte: Portal SNJ

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo abre inscrições para ações do ProJovem Urbano em MS

Estão abertas as inscrições para a seleção de pessoal para o cargo de Assistente de Apoio de Matrícula para atender exclusivamente o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) em Mato Grosso do Sul. O edital sobre o assunto está no Diário Oficial de hoje (18).

De acordo com o edital da secretaria Estadual de Administração, o processo irá selecionar e recrutar por tempo determinado pessoal para atuar pelo ProJovem Urbano em sete municípios: Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no próximo dia 22, das 8 horas às 12 horas, mediante entrega do Curriculum Vitae, anexado de cópias autenticadas dos documentos de Registro Geral de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de conclusão do Ensino Médio. São considerados documentos de Identidade o Registro Geral de Identidade, a Carteira de Identidade Militar, a Carteira Profissional emitida por órgão ou conselho de classe, a Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional De Habilitação (Com Fotografia).

Segundo o edital, não serão aceitas inscrições condicionais, extemporâneas, por correspondência, via Fax, via Postal ou via Correio Eletrônico, bem como pedidos para quaisquer alterações, após sua formalização.

Requisitos para a contratação - São requisitos básicos para a seleção nível médio completo; noções básicas em Informática, boa fluência, ser comunicativo, ter facilidade em relacionamento Interpessoal e ser domiciliado no município em que pretender a vaga. Para concorrer a uma vaga também é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado; estar em gozo dos direitos políticos ou civis; ter idade mínima de 18 anos completos; comprovar a escolaridade exigida; ser considerado apto em exame Médico-Pericial e estar quites com as obrigações militares e/ou eleitorais. A avaliação curricular será efetuada pela direção da escola onde a inscrição for realizada.

Da contratação: Os candidatos selecionados serão contratados sob o regime da Legislação Trabalhista, mediante registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social, além do contrato formal, no prazo estabelecido pelo edital, podendo ser prorrogado até por igual período.

O Candidato selecionado e convocado para a contratação deverá apresentar, além dos documentos exigidos na inscrição, uma fotocópia e respectivo original dos seguintes documentos: Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral; cadastramento no PIS/PASEP; uma Foto 3x4; comprovante de residência; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos dependentes; Certificado Militar, quando couber; Carteira de Trabalho e Previdência Social; atestado médico; declaração de bens; declaração de acumulação ou não de cargos públicos; comprovante de Tipagem Sanguínea.

Também conta no edital que as contratações serão efetuadas de acordo com as necessidades de recursos humanos para a execução dos trabalhos, podendo ser ampliado o número de vagas oferecidas ou prorrogado o período da contratação, observado o período de vigência do convênio federal e os limites estabelecidos em lei.

O candidato será responsável pela exatidão das informações e dados prestados, sendo que a constatação de irregularidades ou falsidades nas informações implicará na eliminação automática, que se verificadas após a formalização do contrato, implicarão na demissão, por justa causa, pela secretaria de Trabalho e Assistência Social.

Veja os locais onde serão realizadas as inscrições:

COXIM:
• E.E Silvio Ferreira – R: João Pessoa, 181 – Centro

DOURADOS:
• E.E Castro Alves – R: Ciro Mello, 1483 – Centro;
• E.E Menodora Fialho de Figueiredo - Av: Weimar Gonçalves Torres, 3447 – Jd. Caramuru;
• E.E. Min. João Paulo dos Reis Veloso -R: João Vicente Ferreira, 243 – Vl. Matos;
• E.E. Presidente Vargas -R: Oliveira Marques, 1955 – Centro;
• E.E. Prof. Alício Araújo - R: José Luiz da Silva, 3020 – Terra Roxa II

NAVIRAÍ:• E.E. Vinícius de Moraes - R: Júlio S. De Souza Filho, 568 – Varjão;
• E.M.E.F. Prof. Milton Dias Porto – R: Delci Maria Delevati, 46 – Jd. Paraíso

PONTA PORÃ:• E.E. João Brembatti Calvoso -Av: Brasil, 836 – da Granja;
• E.E. Joaquim Murtinho - R: General Osório, 321 – Centro;
• E.E. Lions Clube de Ponta Porã -R: Guia Lopes, 1694 – Santa Izabel

RIO BRILHANTE:
• E.E.Prof. Lígia Terezinha Martins - R: Presidente Vatgas, 801 – Centro

RIO VERDE de MATO GROSSO
• E.E.Thomaz Barbosa Rangel - R: Barão do Rio Branco, 50 – Centro

TRÊS LAGOAS:
• E.E. Prof. João Mangiano Pinto - Av: Antonio Trajano dos Santos, 1662 – Vl. Nova;
• E.E.João Dantas Filgueiras - R: José Teixeira da Silva, 475 – Ipacaraí;
• E.E Dom Aquino Correa - Av. Dr. Clodoaldo Garcia, 723 – Santos Dumont.

O modelo da ficha de inscrição e do curriculum está no Diário Oficial do Estado, número 7364 de 18 de dezembro de 2008, nas páginas 9 e 10. (site: www. imprensaoficial.ms.gov.br).

Fonte: Notícias MS

Estão abertas inscrições para o Programa Vale Universidade - Processo Seletivo 2012

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), abre o processo seletivo 2012 do Programa Vale Universidade, que tem como objetivo dar oportunidade para o estudante universitário de baixa renda aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social. O Programa é executado e monitorado pela Superintendência de Projetos Especiais (SUPROES) que é vinculada a Setas.
Inscrições
As inscrições para o Processo Seletivo 2012 do Programa Vale Universidade começaram na terça-feira (10) e vão até dia 10 de fevereiro.
O interessado em se inscrever, deverá obrigatória e sequencialmente ler: LEI, DECRETO, RESOLUÇÃO e a relação das INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONVENIADAS AO PROGRAMA VALE UNIVERSIDADE.
Preenchida a ficha de inscrição o acadêmico deverá revisar suas informações para finalizar sua inscrição e imprimir o protocolo gerado ao final da mesma, ressaltando que deverá ter uma atenção especial no momento de preencher o nome do curso, pois as alternativas de curso resumem-se estritamente as pré estabelecidas na ficha de inscrição, não existindo a seleção de curso semelhante ou relacionado.
Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela internet, napágina eletrônica da Secretaria e nas Instituições de Ensino Superior conveniadas ao Programa, para comparecer no dia, hora e local designados. No dia de comparecimento, o acadêmico deverá levar cópia e original, se for o caso, de toda a documentação especificada no art. 6º., incisos I e II e no art. 7º. da Resolução nº. 79/2011.

Requisitos

Pode participar do Programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.100,00 e renda familiar mensal de até R$ 2.300,00, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mantido por Instituição de Ensino Superior pública ou privada, sediada no Estado de Mato Grosso do Sul e conveniada ao Programa; não possuir diploma em outro curso superior; morar no Estado a mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Programa Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação pelo Programa.

Estágio

Os acadêmicos habilitados realizam estágio com carga horária de 20 (vinte) horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nos locais indicados pela Setas. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do mesmo, desde que não ultrapasse o término do curso.

Durante a realização do estágio será concedido benefício social, para auxiliar na formação profissional, que funcionará da seguinte forma: para o estágio de 20 (vinte) horas semanais será concedido 70% (setenta por cento) do valor da mensalidade, repassado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que será depositado na conta bancária da Instituição de Ensino Superior, tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo e 20% (vinte por cento) do valor da mensalidade, deduzido pela Instituição de Ensino Superior privada conveniada ao Programa. Nos casos de acadêmicos das universidades públicas, o valor do benefício social será equivalente à média aritmética do valor do benefício pago às privadas e depositado na conta corrente bancária do acadêmico beneficiário.
Os nomes dos candidatos habilitados no Programa Vale Universidade serão publicados no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (www.impresaoficial.ms.gov.br), no site da Setas (www.setas.ms.gov.br), e nas Instituições de Ensino Superior conveniadas ao Programa.
Fonte: SETAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"II Encontro Internacional de Jovens Indígenas de MS" acontece neste fim de semana em Dourados


De 27 à 29 de Janeiro de 2012, o “II Encontro Internacional de Jovens Indígenas de MS”. A abertura acontece no dia 27 de Janeiro as 08h na escola indígena Tengatui Marangatu, na aldeia Jaguapiru em Dourados - MS.
O evento contará com a presença de várias autoridades locais, nacionais e internacionais, como especialistas em questões que envolve o tema "juventude". Já foram confirmadas presença de representantes da Dinamarca, Peru, Paraguai e Colômbia.
Este evento é uma realização da AJI/GAPK/CONDISI/IWGIA/USP-MEDICINA.
Inscrições:
Envie seu nome completo endereço e instituição ou função que representa para o e-mail:

Mais informações: 3422-2717 / 9909-8502

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Juventude conquista programa no Plano Plurianual do Governo Federal

A juventude começa a ganhar espaço no Governo Federal. Sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 18, o Plano Plurianual (PPA) de 2012 a 2015 traz um programa específico de plataformas para as políticas públicas de juventude no Brasil.
Programa Autonomia e Emancipação da Juventude reúne uma série de objetivos, metas e iniciativas do Governo Federal. Depois de apresentar indicadores da realidade juvenil brasileira, o documento divide o programa em sete objetivos:
  • Coordenar as políticas públicas de juventude, por meio da articulação das iniciativas governamentais e da intensificação da participação social;
  • Articular a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra;
  • Expandir a aprendizagem profissional como política permanente de formação profissional e inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, de forma articulada à elevação da escolaridade formal, às diretrizes da política de educação técnico-profissional e tecnológica e ao projeto de desenvolvimento econômico do país;
  • Oferecer políticas públicas específicas, que garantam melhores condições de inclusão social e produtiva da juventude e que ampliem as políticas de transferência de renda, participação cidadã e qualificação profissional;
  • Implementar o programa Estação Juventude no território nacional, voltado para a produção e circulação de informações, a formação de redes sociais de interesse comum e experiências concretas de integração de políticas públicas capazes de modificar e enriquecer a realidade dos jovens, reafirmando a importância da dimensão territorial do desenvolvimento;
  • Promover a autonomia e emancipação cidadã do jovem, com ações de capacitação e apoio à  microprojetos  produtivos  juvenis;
  • Elevar a escolaridade de jovens na faixa etária de 18 a 29 anos visando à conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional em nível de formação inicial, o desenvolvimento da participação cidadã e a ampliação de oportunidades de inclusão profissional e social.
Entre as inúmeras metas relacionadas a cada objetivo estão ações importantes como a aprovação do Estatuto da Juventude,  capacitação de 50.000 jovens moradores de áreas rurais, formação de 7.500 jovens locais em políticas públicas de juventude e 150 Estações de Juventude.
Para saber mais sobre o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude, acesse o Plano Plurianual 2012-2015. O texto está disponível no linkhttp://www.mp.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=7571&cat=155&sec=10
Com informações do PPA 2012-2015 e da Secretaria Nacional de Juventude

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeitura vai distribuir uniforme escolar de graça

A Prefeitura de Dourados concluiu nesta quinta-feira (19) o processo de aquisição de uniforme, mochila e kit de material escolar, que serão repassados aos alunos do ensino público municipal. Essa era uma das propostas do prefeito Murilo Zauith, anunciada durante a programação de fim de ano, que se concretiza com a realização do pregão presencial.

A licitação contou com a participação de 11 empresas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Depois de quase nove horas, apenas uma das empresas conseguiu se sobressair em relação a todas as demais nos três lotes de produtos. Pelo valor inicial obtido pela Prefeitura, a proposta apresentada pela ganhadora foi 35% menor.

A estimativa de custo para todo o material, dentro do processo de pesquisa que serviu de referência, era de R$ 15.099.816,50. Concluída a fase de registro de preços, o Município vai pagar R$ 12.081.310,00. O primeiro lote, relacionado ao uniforme, é de R$ 5,5 milhões e os outros dois, contendo material escolar, é de R$ 3,7 milhões e R$ 2,8, respectivamente.

O kit escolar é composto por 17 itens, incluindo agenda, borracha, caneta, lápis, estojo, cadernos universitário e de desenho, pasta escolar, régua, tesoura, bastão de cola e outros. É incluído ainda no kit, um produto que chamou bastante a atenção dos alunos em todas as escolas em que o prefeito esteve no ultimo mês de dezembro, que é a mochila.

Mas a grande novidade está no uniforme. Todos os alunos da rede municipal não receberão apenas uma camiseta, como é comum em vários municípios brasileiros. 

A aquisição e a conseqüente entrega desse material é uma forma de valorizar o estudante do ensino público e de elevar a auto-estima da criança. A prefeitura acredita que o fato do aluno estar orgulhoso em utilizar um uniforme de boa aparência pode até ser um incentivo para a melhor aprendizado.

Fonte: Douranews

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FIFA divulga informações sobre o Programa de Voluntários da Copa de 2014

Fazer parte da história através do voluntariado. Quem tem esse desejo deve ficar atento ao site da FIFA. A entidade selecionará 18 mil voluntários para a Copa do Mundo de 2014 nesse semestre.
Mesmo sem data definida para o inicio da seleção, o Comitê Organizador da Copa de 2014 publicou algumas informações sobre o Programa de Voluntários da competição que será realizada no Brasil. A FIFA divulgará mais informações e receberá inscrições ainda no primeiro semestre.
O Programa de Voluntários prevê duas categorias de voluntariado: especialistas, com atividades mais especificas como imprensa e medicina, e generalistas, que atendem a maior parte das áreas de trabalho e têm foco no atendimento ao público.
O processo de seleção será composto por diversas fases como, por exemplo, inscrição no site, entrevistas e treinamentos. O Comitê organizador garante a privacidade das informações pessoais dos candidatos.
Sem remuneração
Trabalho voluntário é sem remuneração. Não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem. Serão oferecidos uniformes, auxilio transporte e alimentação durante o período de trabalho.
Alguns pré – requisitos
- É preciso ter ao menos 18 anos completos. Não existe limite máximo de idade;
- É preciso ter disponibilidade para participar das fases de seleção e treinamento do programa;
- Possibilidade de dedicação integral nos 20 dias corridos da competição;
- Consciência dos termos do programa; – Disponibilidade para atuar em até 10 horas de trabalho voluntário;

Como participar?
Fique atento ao site da Fifa e à imprensa.  A entidade anunciou que o processo deverá começar ainda nesse semestre. A única forma de se candidatar será através do site da entidade. Nos próximos meses, será disponibilizado um link no site da FIFA para fazer a inscrição no Programa de Voluntários.
Atenção! A entidade alerta que não existem outros programas de voluntariado para a competição. Em caso de dúvida, acessem a página oficial da competição ou entre em contato com o Comitê Organizador através do email: voluntarios@brasil2014.com.br
Com informações da FIFA

Prática esportiva pode aumentar o rendimento escolar

Um grupo de investigadores de uma universidade alemã, VU University Amsterdam, afirmou que praticar um esporte pode melhorar o rendimento escolar dos estudantes. De acordo com o estudo, o exercício físico aumenta as funções cognitivas do ser humano ao levar mais oxigênio ao cérebro.
Segundo a doutora responsável pela pesquisa, Amika Singh, os jovens que participam de atividades esportivas tendem a ser mais responsáveis e estão mais propícios a seguirem as regras. A doutora explica que tais fatores podem ajudar a criança ou o adolescente a se concentrar melhor durante as aulas.
A pesquisa, que ainda deve realizar uma série de estudos para confirmar de vez a hipótese, levou em conta os dados de mais de 12 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. A doutora ainda não sabe afirmar ao certo qual a quantidade ideal de exercícios necessários para ser um aluno nota 10, porém afirma que deve ter a resposta em breve.
A equipe de Amika também usou dados de outros 14 estudos feitos anteriormente nos Estados Unidos, Canadá e África do Sul para chegar ao resultado.