Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Câmara de Vereadores vota criação da Secretaria de Juventude de Dourados dia 07 de janeiro

Devido a ausência da maioria dos vereadores, a sessão extraordinária que aconteceria hoje para a votação no Legislativo da criação da Secretaria Municipal de Juventude e Secretaria Municipal de Cultura foram adiadas para o dia 07 de janeiro com horário a confirmar.

O Projeto de Lei nº 35 de 21 de janeiro de 2010 de autoria do Executivo, prevê a criação da Secretaria Municipal de Juventude e da Secretaria Municipal de Cultura, com o desmembramento da Funced (Fundação Cultural e de Esportes) , uma medida inédita no município de Dourados. As novas pastas vão garantir mais eficiência no processo de implementação de políticas públicas para esses setores.

O Conselho Municipal de Juventude ressalta a importância da criação da SEMJE para o município e atenta para que a juventude douradense acompanhe e participe desse processo, que beneficiará cerce de 50 mil jovens de 15 a 29 anos.

Contamos com vocês na manhã do dia 07/01 na Câmara Municipal! Mobilizem a galera!

Fonte: Assessoria

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prefeita convoca Câmara para votar criação das secretarias de Cultura e Juventude

A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PMDB), vai fazer convocação extraordinária da Câmara de Vereadores para votar a criação das secretarias de Cultura e de Juventude. A sessão extraordinária está prevista para o dia 28 deste mês.

O projeto de lei de autoria do Executivo prevê a criação da Secretaria Municipal de Cultura, com o desmembramento da Funced (Fundação Cultural e de Esportes), e da Secretaria Municipal da Juventude, uma medida inédita no município de Dourados. As novas pastas vão garantir mais eficiência no processo de implementação de políticas públicas para esses setores.

O vereador e líder da prefeita na Câmara, Albino Mendes (PR), disse a criação da Secretaria de Cultura vai garantir mais investimentos na área. Junto com o vereador Gino Ferreira (DEM), Albino Mendes solicitou à prefeita a criação da secretaria, principalmente por causa das dificuldades existentes atualmente na viabilização de recursos federais destinados à Cultura.

Albino Mendes disse essa é uma área que tem crescido muito em todo o país, principalmente no atendimento aos interesses da comunidade. Entretanto, em algumas cidades, como é o caso de Dourados, o setor ainda precisa avançar. “Se você não tem uma secretaria específica, fica difícil ter projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Os recursos se tornam limitados e você acaba na dependência de verbas disponibilizadas pelo governo do Estado ou ainda por meio de fundos específicos como o FIC [Fundo de Incentivo a Produções Culturais], que existe em Dourados”, afirmou o vereador.

Para o líder da prefeita na Câmara, esta é uma área que requer autonomia e estrutura financeira, porque há uma grande e importante demanda a ser atendida. “No Brasil o desmembramento da Cultura hoje é uma realidade. Para se ter uma ideia dessa tendência, os ministérios do Esporte e Cultura são divididos. Isso facilita e agiliza a administração e a efetivação de políticas públicas”, destacou o vereador.

Albino Mendes, que também é o autor da indicação de implantação da Secretaria da Juventude, feita a pedido do Conselho Municipal da Juventude, disse que a sessão extraordinária acontece na próxima terça-feira em razão da urgência e por ser este um projeto de lei de interesse de toda a sociedade.

Empenho da prefeita
Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal da Juventude, declarou que os jovens representam atualmente uma grande parcela da população e precisam ter maior participação nas questões envolvendo a sociedade. Os números do censo de 2009 revelam que no Brasil existem 50 milhões de jovens. Em Dourados, são em torno de 47 mil jovens, ou seja, 30% do total de habitantes.

O presidente do conselho avaliou que o empenho da prefeita Délia Razuk em convocar a Câmara para votar a criação da Secretaria Municipal da Juventude vai garantir ao município condições de focar mais a política da juventude.

“A PEC da juventude já foi votada e a política para o setor incluída na Constituição Federal. Com a criação dessa pasta em Dourados, teremos respaldo para garantir a efetivação das políticas públicas voltadas aos jovens”, enfatizou Gleiber Nascimento.
 
Fonte: AsseCom PMD
Publicado em: Site oficial do município de Dourados

Fundo Municipal de Juventude de Dourados já é quase uma realidade

Considerada uma das prioridades da nova diretoria do Conselho Muncipal de Juventude, a criação do Fundo Municipal de Juventude (FuMJuv) aos poucos vem se consolidando, fruto de muita mobilização realizada entre os três poderes, governo e a sociedade douradense.
Hoje o presidente do Conselho de Juventude de Dourados Gleiber Nascimento protocolou um ofício na Procuradoria Geral do Município (PGM) solicitando do Executivo a criação do Decreto normativo do Fundo de Juventude.
O Fundo Municipal de Juventude está criado conforme o Artigo 13 da Lei 3.290 de 12 de agosto de 2009, que altera a Lei 3.046 de 31 de dezembro de 2007 de criação do Conselho Municipal de Juventude, necessitando somente de sua regulamentação.
"O Fundo Municipal de Juventude representa um marco no avanço das Políticas Públicas de Juventude na cidade de Dourados, ele possibilitará a destinação de recursos específicos para a juventude, o que é fundamental na efetivação de qualquer política. A criação do FuMJuv manifesta a preocupação do executivo municipal, através da Prefeita Délia Razuk com a juventude douradense que são aproximadamente 50 mil jovens de 15 a 29 anos", comenta Gleiber.
A criação do Fundo está em fase de finalização, pois o mais difícil já foi feito: a aprovação da Lei que o criou na Câmara de vereadores. O processo agora está na PGM onde o Decreto que definirá suas fontes e destinação está sendo elaborado, e voltando para o legislativo para aprovação sendo o último passo.
Uma vitória sem dúvida para a juventude de Dourados.

Fonte: Assessoria

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

De 28 à 30 de novembro de 2010 aconteceu em Brasília o 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, onde do Mato Grosso do Sul somente dois jovens representaram o estado, eu Gleiber Nascimento e Anderson Tolloti.
Os 27 estados brasileiros foram representados, dentre eles 87 conselhos municipais e 16 estaduais.
Confiram o vídeo institucional do encontro. Parabéns ao Conjuve!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Conselho realiza Festival da Juventude na programação oficial dos 75 anos de Dourados

A convite da Prefeitura Municipal de Dourados o Conselho Municipal de Juventude realizou no último dia 17 de dezembro em parceria com a CUFA o "Festival da Juventude", um evento totalmente voltado para o público jovem com atividades dinâmicas e que despertou a atenção do presentes e de quem passava pela Praça Antonio João.
Considerando o aniversário da cidade, a prefeitura elaborou um calendário oficial de comemorações que iniciaram no dia 29 de novembro e terminará no dia 31 de dezembro, o qual o Festival foi incluso como umas das atividades.
Um graffite ao vivo deu início ao Festival que ofereceu aos presentes a oportunidade de conhecer a arte. Logo depois contou com a apresentação do grupo de dança Ragga Jam formado por dançarinas que deram um show de performance ao som de hip hop. Subiu no palco o grupo de rap indígena "Brô MC's que expressou no rap sua cultura e história. A penúltima apresentação foi do grupo "Fase Terminal" e teve no encerramento um dinamismo interessante, ao terminar o graffite, Sem Capuz tomou o microfone e ao seu som, animou a galera.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hoje tem Festival da Juventude na Praça Antonio João em Dourados

O Conselho Municipal de Juventude de Dourados em parceria com a Central Única das Favelas - CUFA do MS, realizam hoje a partir das 17h na Praça Antonio João o "Festival da Juventude", evento do calendário oficial da programação dos 75 anos da cidade de Dourados.

Confira a programação:

- Grupo Brô MC's
- Intervenção de Graffite
- Dança de Rua "We love 2 Rock"
- Grupo de rap "Fase Terminal"

E amanhã (18/12) acontece o "Conexão Hip Hop" realizado pela CUFA. A atração principal do evento será o grupo "Discriminados" de Brasília e terá campeonato de Breaking além das participações:


Sétimo Selo;
Relatos da Periferia;
Sem Capuz;
Conexão Fronteira;
Legião da Rima;
We love 2 rock;
Fase Terminal;
Posse Sul;
Mc Elly;
Brô MC's;
Ragga Jam;
Direito Criminal;
Mente Ativa.

Todos estão mais que convidados!
Contamos com todos!

União Nacional dos Estudantes lança pedra fundamental da nova sede

Os estudantes voltam definitivamente para o local chamado “a casa do poder jovem”. Uma homenagem também aos ex-presidentes das entidades e lideranças estudantis para celebrar a conquista de gerações
Dia 20 de dezembro, às 16h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o terreno da antiga sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Ele está acompanhado do governador do Rio Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. O espaço abrigou o prédio das entidades estudantis até 1964, quando foi invadido e incendiado pela ditadura, sendo posteriormente derrubado. Em 2007, os estudantes recuperaram o terreno.

Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participarão do ato de lançamento da pedra fundamental que dará início à construção do novo prédio da UNE e da UBES. “É uma data especial para os estudantes brasileiros. Esperamos muito tempo para podermos colocar de pé novamente essa que já foi chamada de ‘a casa do poder jovem’ e a ‘casa da resistência democrática’”, explica o presidente da UNE, Augusto Chagas.

“A reconstrução da sede, no Rio de Janeiro, nada mais é, do que uma reparação histórica do que foi feito com as entidades estudantis nos tempos da ditadura. Nada mais correto do que o Estado brasileiro, na imagem do presidente Lula, na segunda-feira, devolver às entidades esse espaço de debate e de construção da democracia”, pontua o presidente da UBES, Yann Evanovick.

No dia 21 de junho deste ano, a lei 12.260, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, reconheceu a responsabilidade do Estado Brasileiro pelo incêndio e demolição da antiga sede.
Praia do Flamengo, 132
O prédio foi doado aos estudantes em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Até o golpe de 1964, o endereço foi palco de importantes lutas nacionais como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu a criação da Petrobrás. Foi lá também que, nos anos 60, Vianinha, Ferreira Gullar, Cacá Diegues, junto de outros artistas e intelectuais, fundaram o CPC da UNE, referência para o movimento cultural estudantil. O prédio foi demolido pela ditadura na década de 80 e, mais tarde, o terreno foi invadido por um estacionamento clandestino.
A entidade recuperou sua casa no dia 1º de fevereiro de 2007, após manifestação histórica pelas ruas da capital carioca, quando milhares de jovens de todas as regiões do país chegaram ao local, derrubaram o portão e armaram um acampamento por alguns meses. O acampamento recebeu a visita de personalidades da política, cultura e outros conhecidos e anônimos que declararam apoio à campanha “UNE de volta para casa”. Posteriormente, os estudantes conseguiram reaver a posse do terreno na justiça e depois a aprovação do projeto de lei da reconstrução.

Oscar Niemeyer assina
A nova sede da UNE já vem marcada pelos traços de um dos maiores arquitetos do mundo. O carioca Oscar Niemeyer presenteou a entidade com o projeto de um Centro Cultural. O prédio esboçado por suas mãos terá 13 andares e nele serão construídos o Museu da Memória do Movimento Estudantil e o teatro dos estudantes.
Painel homenegeará Honestino Guimarães
No lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede, uma homenagem a todos que lutaram contra a ditadura militar será erguida na entrada. Para representar todos esses jovens, homens e mulheres que se entregaram na luta pela democracia brasileira, será inaugurado um enorme painel do herói Honestino Guimarães, estudante e ex-presidente da UNE, desaparecido político até dos dias de hoje. Honestino foi quem segurou a entidade no período mais difícil do regime de exceção, após a instauração do Ato Institucional número 5 (1968), época de perseguições, torturas e mortes de muitos jovens. O painel mostra uma conhecida foto de Honestino, registrada no livro “O Poder Jovem” de Arthur Poerner.

Exposição Memória do Movimento Estudantil
Para celebrar o início das obras, haverá também a reedição da Exposição “Memória do Movimento Estudantil”. Estarão expostos no terreno painéis que contam a história da mobilização de universitários e secundaristas, desde a criação do Conselho Nacional de Estudantes, em 1937, até hoje.

Os banners, com mais de dois metros de altura, estão dispostas numa espécie de “linha do tempo”, com registros de fatos importantes da história do Brasil. São momentos marcantes que mostram a participação dos estudantes em campanhas como “O Petróleo é Nosso”, da década de 50; na luta contra o regime militar, durante os anos 60; e no levante dos caras pintadas durante o “Fora Collor”, em 1992.

A exposição integra o Projeto Memória do Movimento Estudantil, realizado em parceria com a Petrobrás, o Museu da República e a Fundação Roberto Marinho. Ainda estão previstos para este ano o lançamento de um livro e dois documentários para completar o registro do acervo.

Da Redação da UNE

Gabriel Medina é o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude

A escolha do novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), aconteceu nesta terça-feira (14), durante a 23ª reunião ordinária do Conselho. Sete candidaturas se apresentaram para concorrer a presidência, que de acordo com o princípio de alternância definido no próprio Conselho, será exercida pela sociedade civil, obedecendo ao critério da ordem alfabética cada um teve cinco minutos para fazer sua apresentação.
No encontro, além de eleger o novo presidente, os conselheiros também avaliaram o documento da comissão de acompanhamento de políticas e programas que faz uma análise das políticas públicas de juventude (PPJs) nos últimos oito anos. Após intenso debate o Conjuve aprovou uma versão preliminar do documento que foi entregue à equipe de transição do Governo como contribuição ao programa de juventude da presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Acompanhe os principais momentos do processo eleitoral

A primeira a falar foi Ângela Guimarães, da Unegro (União dos Negros pela Igualdade). Ela disse que a multiplicidade de candidaturas prova a maturidade que o Conjuve conquistou ao longo do tempo e que o grupo está pronto para os desafios que estão postos para o próximo período. Ângela ressaltou que as candidaturas reforçaram o debate e estimularam a busca por um programa comum e mais amplo, observando o movimento juvenil para além das fronteiras do Conjuve e que, em função disso, retirava sua candidatura passando a apoiar o conselheiro Gabriel Alves. 
Por sua vez, Gabriel Alves do Centro Popular de Cultura (CPC), agradeceu o apoio e ressaltou que o fato reforça o caráter amplo de sua candidatura, que surgiu de uma construção coletiva. Ele destacou a necessidade de avançar nos debates para a 2ª Conferência Nacional de Juventude e aprofundar discussões com a juventude negra, LGBT, entre outros movimentos.
Durante sua apresentação Gabriel Medina – eleito presidente do Conjuve – afirmou que sua candidatura conquistou muitos apoios, inclusive de entidades que não fazem parte do seu Fórum e defendeu a diversidade da juventude e a valorização da participação juvenil. “Queremos um Conjuve mais forte, participativo, combativo, coletivo e democrático para gerar avanços coletivos nas Políticas Públicas de Juventude”, enfatizou.
João Marcos Vidal, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), começou sua intervenção fazendo um breve relato sobre sua vida política e atuação no movimento sindical.  Ele argumentou que autonomia política, diálogo, compromisso e dedicação são características fundamentais para o próximo presidente do Conjuve e enfatizou que a 2ª Conferência Nacional de Juventude será um grande embate em 2011 para o qual está preparado.
Em seguida, Josbertini Virginio, da ONG Empreendedores de Sonhos, falou sobre a necessidade de preparar Estados e Municípios para a realização de programas específicos para a juventude. Ele disse que o Conjuve precisa pensar em políticas públicas de juventude para os jovens que estão “na ponta”, ou seja, os beneficiários, contrabalançando teoria e prática. Ao encerrar a apresentação Virginio retirou sua candidatura, afirmando se sentir contemplado com as ideias apresentadas por João Vidal, a quem passou a apoiar.

A representante da Aracati – Agência de Mobilização Social, Luciana Martinelli, enfatizou que sua candidatura partiu de um processo coletivo de construção entre várias entidades. O processo de discussão e debate foi respeitado e valorizado pelo grupo que optou por retirar a candidatura da conselheira. Martinelli explicou que as afinidades de programas e diálogo, além da  certeza de disponibilidade e preparo, levaram-na a apoiar Gabriel Medina.
Último conselheiro a falar Samoury Mugabe, da Articulação Política de Juventudes Negras, também retirou sua candidatura e manifestou apoio ao conselheiro João Vidal. Ele disse que é preciso pensar mais na questão do racismo, utilizando diversas abordagens, e aproveitar os momentos de maior embate para denunciar o preconceito e cultivar novos olhares sobre o tema.

Resultados

No primeiro turno Gabriel Alves teve 15 votos, ficando em 3º lugar. João Vidal teve 16 votos e passou para o segundo turno onde disputou com Gabriel Medina, que obteve 24 votos.  Por estar conduzindo o processo de votação a Secretaria Nacional de Juventude absteve-se de votar.
Observando um intervalo regimentar o Conjuve realizou o segundo turno das eleições ainda na tarde da terça-feira (14). Desta vez 55 instituições se habilitaram para essa fase da eleição. Gabriel Medina foi eleito com 38 votos contra 16 votos de João Vidal. Novamente houve uma abstenção, da SNJ.
Logo após o anúncio do resultado o novo presidente do Conjuve foi empossado em ato que contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury – que recebeu em nome do governo os documentos com as sugestões e reivindicações dos conselheiros em sua última reunião de 2010 – dos sete candidatos à presidência, além do ex-presidente do Conjuve David Barros.

De Brasília
Ana Cristina Santos
Fotos: Niltinho Lopes e Carolina Alencar

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Meia-entrada agora contempla estudantes para vestibular e concursos em MS

Foi sancionada hoje pelo governador André Puccinelli (PMDB/MS) a Lei nº 3.978 de 14 de dezembro de 2010 aprovada em novembro pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul estendendo o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos aos estudantes de cursos preparatórios para o vestibular e para concursos públicos.

A alteração da lei estadual de 1992 sobre o assunto foi proposta pelos deputados Reinaldo Azambuja (PSDB) e Júnior Mochi (PMDB).

Conforme a legislação, o direito de pagar 50% em eventos culturais e esportivos vale para estudantes da educação básica; da educação de jovens e adultos; da educação técnica profissional; de alfabetização; dos cursos preparatórios para vestibulares e concursos públicos; e dos cursos de educação superior.

Neste caso, a regra vale para cursos tecnológicos e sequenciais de graduação e pós-graduação, desde que oficialmente reconhecidos.

Em relação ao tipo de evento em que a meia-entrada é permitida, a lei cita casas de diversão, de espetáculos teatrais, musicais e circenses, em cinemas, praças esportivas e similares das áreas de esporte.

Fonte: DouradosNews
Foto: Google Images

sábado, 11 de dezembro de 2010

Conselho de Juventude de Dourados assina reivindicação para avanço nas Políticas de Juventude no Governo Dilma

Ativistas lançaram manifesto por “uma nova geração de políticas públicas de juventude” para o Brasil. Assinam o documento – que está aberto para adesões – integrantes do Conselho Nacional (Conjuve), de conselhos estaduais e municipais de juventude, pesquisadores do tema, gestores públicos,  juventudes partidárias  e lideranças de movimentos de  juventude de todo país.
O manifesto reivindica que o próximo governo garanta a estruturação de um Sistema Nacional de Juventude com articulação entre União, Estados e municípios, confira status de Ministério à Secretaria Nacional de Juventude, assim como aconteceu com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR),  e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); e amplie a democracia participativa através do fortalecimento do Conjuve, da Rede de Conselhos e da realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude.
O documento aponta, ainda, a necessidade de uma política de juventude transversal, com caráter interministerial e indica linhas gerais e metas a serem alcançadas nas áreas de educação, trabalho, inclusão, acessibilidade, reestruturação do ensino médio, redução do número de mortes entre os jovens e valorização da diversidade, entre outras.
As primeiras assinaturas foram coletadas durante o 3ºEncontro de Conselhos e no Seminário Juventude em Pauta, promovido pela Ação Educativa. De acordo com a conselheira Ângela Guimarães, após a reunião do Conjuve (14 e 15/12), o documento será encaminhado à equipe de transição do governo.
Ana Cristina Santos
Ascom/Conjuve

Leia a íntegra do manifesto:

Por uma política de juventude articulada com o desenvolvimento do Brasil!

O Estado Brasileiro por muito tempo tratou a temática juvenil de forma meramente reativa. Somente nos últimos anos, o tema ganhou maior visibilidade devido a organização e esforço de movimentos juvenis, forças políticas e sociais que produziram iniciativas que devem ser valorizadas como: Rede Nacional de Juventude (RENAJU), Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, Seminário Juventude e Projeto Nacional, promovido pelas juventudes partidárias, o Festival das Juventudes realizado em Fortaleza e o Pacto pela Juventude impulsionado pela sociedade civil do Conjuve.
O grande marco que representa o avanço nesta trajetória deu-se no Governo Lula com a institucionalização das PPJ no Brasil através da criação da Secretaria, do Conselho Nacional de Juventude e do ProJovem.
O Projovem como programa carro-chefe da PPJs do Governo Lula é um marco expressivo por combinar a elevação da escolaridade com a qualificação profissional. A nossa juventude vem sendo contemplada também com mais Escolas Técnicas Federais, ampliação do acesso ao ensino superior com PROUNI e REUNI, mais cultura e esporte com os Pontos de Cultura e as Praças da Juventude, dentre outros diversos programas e projetos, que apesar de não serem típicos de juventude, beneficiam diretamente milhões de jovens no Brasil.
Além disso, o Governo optou por realizar um amplo processo participativo por meio da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que envolveu mais de 400 mil pessoas, num processo complexo de mobilização, onde 22 propostas foram priorizadas. Entretanto, compreendemos que a soma dos esforços realizados até agora, fazem parte de um ciclo inicial que cumpriu um importante papel até aqui, mas, que neste momento, não é suficiente para que as políticas de juventude se consolidem e sejam sustentáveis numa verdadeira política de Estado.
Sempre destacaremos o empenho e esforço do maior fiador do processo de avanço das Políticas de Juventude no Brasil: o Presidente Lula. Entretanto, agora viveremos um novo momento com a mudança de Governo. O Governo Dilma iniciará um novo ciclo e cremos que nossa presidente eleita deva trabalhar por uma nova geração de Políticas Públicas de Juventude para o Brasil.
É imprescindível a forte presença e engajamento das juventudes partidárias, entidades e movimentos juvenis, intelectualidade e organizações da sociedade comprometidas com esta pauta, na caminhada pela emancipação da juventude e consolidação das políticas públicas de juventude.
Por isso, defendemos para esse início do Governo da Presidente Dilma, que algumas proposições sejam levadas a frente:
  • Estruturar Sistema Nacional de Juventude com os três entes federados (União, Estados e Municípios) articulados, buscando a equidade, tendo fontes de financiamento claras e específicas para as políticas de juventude com mecanismos diversos de controle e participação social da juventude nesse sistema;
  • Conferir “status ministerial” à Secretaria Nacional de Juventude, a exemplo da SEPPIR e SPM; Aprofundar a democracia participativa através do fortalecimento do Conjuve e da rede de conselhos de juventude e da realização da 2ª Conferencia Nacional de Juventude em 2011;
  • Estruturar uma Política Nacional de Juventude Universal fortalecendo uma nova estratégia interministerial articulando e integrando os atuais e novos programas específicos de juventude;
  • Fortalecer a perspectiva geracional juvenil nas políticas públicas setoriais assegurando a transversalidade do tema; Priorizar políticas públicas voltadas para a integração educação e trabalho, focando na reestruturação do Ensino Médio aproximando-o da realidade juvenil; redução da letalidade juvenil por homicídios ou por acidentes de trânsito; preparação para os cenários de Olimpíadas, Copa do Mundo, Pré-sal; e estruturação do serviço de banda larga. Sempre aprofundando a linha de investir e valorizar a diversidade juvenil combatendo o racismo, machismo e homofobia e impulsionar as políticas de inclusão social referenciadas no território.

Conselho Nacional de Juventude se reúne dias 14 e 15 de dezembro em Brasília

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), realiza nos próximos dias 14 e 15 de dezembro sua 23ª reunião ordinária. Durante o encontro, que será o último de 2010, os conselheiros e conselheiras tomarão decisões importantes como aprovar o documento de análise das Políticas Públicas de Juventude (PPJs), no âmbito do Governo Federal e eleger a presidência do Conjuve para 2011.
Já na segunda-feira (13), se reúnem as comissões de acompanhamento de políticas e programas (9h) e de comunicação (14h). Avaliações, balanço e diretrizes para o próximo ano são alguns itens constantes das pautas.
Na terça-feira, a partir das 9h, terá início à reunião, que acontecerá no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios – onde funcionam o Ministério do Esporte e a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR), em Brasília (DF).
Pela manhã as atividades ficarão concentradas na apresentação do documento de balanço das ações do Governo Federal pela comissão de acompanhamento de políticas e programas. A tarde acontecerá a eleição para presidência do Conjuve que, de acordo com o princípio da alternância, passará para a sociedade civil.
A reunião prossegue na quarta-feira (15), com agenda reservada para atividades com a Presidência da República.

Ascom/Conjuve
Foto: Reunião do Conjuve – Março/2010
Acompanhe www.twitter.com/conjuve
Siga @conjuve

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Brasil assume vice-presidência da Organização Iberoamericana de Juventude

O Conselho Diretivo da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ) foi renovado nesta quarta-feira (8), durante a XV Conferência Iberoamericana de Ministros e Responsáveis de Juventude. A República Dominicana foi eleita para presidência da entidade, o Brasil escolhido para a vice-presidência e a Argentina para a secretaria-geral.
O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, está em São Domingo, na República Dominicana, participando do evento que começou dia 7 e segue até  10 de dezembro. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do encontro como membro pleno, tendo em vista que a adesão oficial à Organização ocorreu no último mês de agosto, após aprovação do Congresso Nacional brasileiro.
Beto Cury ressalta que o país já começa assumindo um cargo de grande responsabilidade e com muita disposição para reforçar a temática juvenil nos países sul-americanos.  O secretário destacou que um dos desafios, agora, é fazer com que os 21 países do grupo ratifiquem a Convenção Iberoamericana sobre os Direitos dos Jovens, incluindo o Brasil. A convenção, que foi assinada por sete dos 21 países, é o único documento internacional que reconhece os jovens como sujeitos de direitos e atores estratégicos do desenvolvimento, com garantias detalhadas em 44 artigos.
A Conferência, que é considerada o mais importante evento da pauta de juventude, definiu, também, os responsáveis pelas sub-regiões que compõem a entidade. A Espanha ficou responsável pela Península Ibérica, o Equador pelos países andinos, o México pela sub-região do México e Caribe, a Argentina pelo Cone Sul e El Salvador pela sub-região Centro-América.
Saiba mais - Com sede na Espanha, a OIJ é o único órgão multilateral de juventude no mundo, vinculado à Organização dos Estados Ibero-Americanos, e envolve Portugal, Espanha e os países da América Latina. Por meio da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Brasil oficializou em 2008 o seu pedido de adesão, que foi prontamente acatado pela entidade, passando em seguida, pela aprovação da Câmara dos Deputados. Com a decisão do Senado, em agosto deste ano, o Brasil tornou-se membro pleno da Organização, da qual já participava na condição de observador.
Na ocasião, Beto Cury ressaltou que a adesão representa uma vitória para a Política Nacional de Juventude, já que esta exige que o Brasil mantenha o intercâmbio permanente com outros países, sobretudo da América Latina, e participe dos debates internacionais sobre o tema. Ele lembrou que a agenda juvenil ganhou novo impulso depois da XVIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 2008, em San Salvador, capital de El Salvador, cuja declaração final incluiu o papel do Estado no estabelecimento de políticas públicas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos jovens nos países ibero-americanos.
Alejo Ramírez  - Eleito Secretário Geral da OIJ, o atual diretor regional para o Cone Sul da OIJ, Alejo Ramírez, foi eleito como Secretário Geral deste organismo para o período 2011 – 2015.
Alejo Ramírez é argentino, desde 1999 está vinculado às políticas públicas de juventude e foi coordenador da Cooperação da Direção Nacional de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Social entre 2003 e 2006.
Também, nesta primeira jornada da XV Conferência foi escolhida a Presidência da OIJ, que estará nas mãos da República Dominicana, e a vice-presidência, que será ocupada pelo Brasil.

Fonte: Ascom SNJ e OIJ

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conselho de Juventude de Dourados representa MS em Brasília-DF

O 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude aconteceu de 28 à 30 de novembro no Centro de Convenções Lake Side, em Braslília. De Mato Grosso do Sul, somente dois jovens tiveram suas inscrições deferidas e representaram o estado no evento, Gleiber Nascimento do Conselho de Juventude de Dourados e Anderson Tolotti do Conselho de Juventude de Batayporã.
O 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude reuniu jovens de 24 estados brasileiros, quando foram mapeados todos os conselhos existentes, discutidos temas importantes sobre juventude e também a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá de 8 a 11 de setembro de 2011.
Agora, Gleiber começa os preparativos para a 2ª Conferência do ano que vem, pois diversas etapas deverão ser cumpridas até o evento nacional. “Na Semana da Juventude que fizemos há poucos dias, a participação da juventude foi muito pequena, mesmo com representantes do executivo, legislativo, judiciário e órgãos colegiados presentes. Para que possamos ter uma boa representatividade, é preciso que haja um maior engajamento dos jovens, pois assim teremos poder de influência nas discussões sobre as políticas voltadas para a juventude”, alertou Gleiber.
O jovem também lembrou a aprovação da PEC da Juventude, promulgada por Lula em 13 de julho deste ano. “Isso vai favorecer o programa de políticas públicas para os jovens, conforme destacou o presidente durante nossa conversa”, comentou.
Ele ressaltou que “ o conselho vai precisar de apoio de todos os segmentos, que vão do Poder Público à iniciativa privada, para que se possa ter um mínimo de estrutura na participação no evento do ano que vem”.
Para ele a mobilização da juventude é fundamental, avaliando que “ se tivemos força para conseguir uma modificação na Constituição e com isso a inserção do jovem na PEC, temos então o exemplo que outras ações poderão ser desenvolvidas, já que temos reconhecidos o direito e o dever como jovens cidadãos”, complementou.
Ao finalizar, Gleiber Nascimento lembrou que o conselho em Dourados foi criado em 2007, mas não havia desenvolvido iniciativas que agregassem os alunos e professores ao movimento. Em uma de suas primeiras ações sob a sua gestão, o Conselho realizou as oficinas de políticas públicas de juventude, que após um primeiro momento de rejeição, acabou por ter grande aceitação no meio escolar, quando cerca de 600 alunos participaram e agora os próprios professores estão convidando o conselho para fazer novas atividades na rede de ensino.
“Que venham todos os jovens, para que juntos, possamos desenvolver um grande trabalho que beneficie a todos nós”, encerra Gleiber Nascimento.

Fonte: Assessoria
Publicado em: O Progresso, Diário MS, DouraNews, DouradosNews, Folha de Dourados, Dourados Agora, Agora MS.

Dourados é contemplada com a Praça da Juventude

O município de Dourados foi contemplado pela Portaria N. 484 do Ministério do Planejamento com a implantação da Praça da Juventude, que terá três mil metros quadrados e será situada à Rua Filomeno João Pires, na Vila Ubiratan. Conhecida como Praça do PAC, o espaço receberá investimentos federais da ordem de R$ 1,9 milhão.

A proposta foi apresentada pela Prefeitura no Ministério do Esporte e selecionada após gestão do deputado federal Geraldo Resende e será construída no Modelo II, constando de cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, além de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

De acordo com o deputado Geraldo Resende, que acompanhou o encaminhamento da proposta e fez gestões pela aprovação do projeto, a implantação desta praça em Dourados está condicionada à apresentação, pelo Município, dos documentos e projetos técnicos necessários à celebração do Termo de Compromisso.

A construção da Praça da Juventude é uma proposta de Geraldo Resende a partir de compromisso firmado com os jovens douradenses, representados pelo Conselho Municipal da Juventude. “A pronta ação da prefeita Délia Razuk em determinar o cadastro da carta-consulta também na definição da área foi muito importante para que Dourados tivesse mais essa conquista”, afirma o deputado.

Em reunião na qual esteve presente o presidente do Conselho Municipal da Juventude Gleiber Nascimento em meados de outubro deste ano, Geraldo Resende se comprometeu em intensificar seu trabalho por políticas públicas voltadas para os jovens. O parlamentar lembrou de sua luta, quando jovem, em favor da democratização do país e das dificuldades que encontrou para estudar e trabalhar ao mesmo tempo e se colocou à disposição para lutar na busca de melhores condições de vida a essa faixa etária.

A Praça da Juventude será construída conforme Carta-Consulta inicial no Jd. Parque das Nações I.

Agradecemos a todos pela mobilização e apoio. Juventude unida é juventude forte!
Fonte: Assessoria parlamentar
Publicada em: DouradosNews, O Progresso, DouraNews.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Prefeita de Dourados Délia Razuk garante apoio ao Conselho da Juventude

A prefeita Délia Razuk (PMDB) disse no sábado durante evento da Semana da Juventude em Doura-dos, que vai dar todo apoio para o funcionamento do Conselho Municipal da Juventude. Ela destacou o trabalho desen-volvido pelo órgão, no sentido de conscientizar os jovens sobre a importância da participação deles nas questões que envolvem a sociedade como um todo.

Segundo Délia Razuk, os jovens precisam se envolver mais nas discussões e decisões políticas, já que eles represen-tam uma grande parcela da população. “Cabe a juventude participar de forma mais ativa, nos processos de efetivação de Políticas Públicas voltadas aos jovens. É em razão desta necessidade, que reforço a importância do trabalho que vocês do Conselho têm desenvolvido em nossa cidade”, destacou a prefeita.

Délia Razuk falou ainda que todo o suporte que o órgão necessitar para dar prosseguimento a este trabalho no muni-cípio, será viabilizado pela administração pública. “No que depender de nós as ações do Conselho terão o apoio necessá-rio. Estou muito orgulhosa de ter um jovem de Dourados como um dos dois representantes de Mato Grosso do Sul, na Conferência Nacional da Juventude em Brasília”, ressaltou a prefeita se referindo ao presidente do Conselho Municipal, Gleiber Nascimento, que irá participar deste evento na capital federal.

Segundo Gleiber Nascimento, a Semana da Juventude em Dourados que foi marcada por uma série de atividades como palestras, mesa redonda, fórum de debate e atividades culturais, teve como objetivo colocar em discussão a imple-mentação de Políticas Públicas para a Juventude, além de efetivar a importância da garantia de alguns direitos aos jovens como educação, esporte, lazer e cultura. O presidente do Conselho, informou ainda que a programação no município destacou o Dia Mundial da Juventude.

Para ele, as atividades realizadas durante toda a semana representam um saldo positivo às ações do Conselho em Dourados. Desenvolvida pelo Conselho Municipal da Juventude, a Semana da Juventude em Dourados teve o apoio da prefeitura de Dourados de demais órgãos e entidades como a CUFA (Central Única das Favelas), Instituto Mirim de Dou-rados e Asa (Associação Submarino Amarelo).

Fonte: AsseCom Foto: A. Frota
Publicado em: Site oficial do município, O Progresso.