Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reitores da UFGD e UEMS recebem presidente do Conselho Municipal de Juventude

O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Damião Duque de Farias, recebeu na manhã desta quinta-feira (20) o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Gleiber Nascimento, que apresentou a proposta de realização da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude de Dourados. Na oportunidade, Gleiber convidou a Universidade para ser parceira do evento que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril.
O reitor manifestou interesse no projeto e destacou que a UFGD estará à disposição do Conselho de Juventude no que for necessário e possível, contribuindo com a Conferência que, a seu ver, poderá se efetivar como um espaço de construção das políticas voltadas à juventude, com a participação dos acadêmicos.
Segundo Gleiber, a Conferência é o instrumento principal que contribui para o avanço das políticas públicas, pois promove o diálogo entre governo e sociedade civil, tendo como resultado o levantamento de propostas para serem encaminhadas para as três esferas governamentais. Ele informou que neste mês de janeiro, a prioridade do Conselho está sendo a elaboração do planejamento e projeto de execução do evento e a busca de parceiros, para assim, garantir que todos os objetivos e metas sejam alcançados. “Almejamos a participação de todos os cursos da Universidade, principalmente os cursos de Direito, Ciências Sociais, História, Geografia, Psicologia e Relações Internacionais. A responsabilidade é de toda a sociedade”.
O Conselho convida todos para participarem de uma concentração que acontecerá neste sábado, às 8h, no calçadão da Praça Antonio João com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a importância da criação da Secretaria Municipal de Juventude e também coletar assinaturas de apoiadores, sendo esta a luta principal do Conselho este ano.

OUTRAS PARCERIAS
Na manhã de ontem (19), o Conselho se reuniu com o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor Gilberto José de Arruda. O encontro aconteceu no gabinete do reitor onde também foi apresentado o projeto.
Segundo o reitor, ele considera de extrema importância a comunidade acadêmica participar desses espaços e discussões sociais. “Coloco a UEMS à disposição do Conselho Municipal de Juventude na certeza de que grandes projetos serão trabalhados juntos. Sentia falta mesmo de entidades que conhecem a realidade do município e que atuam nas políticas públicas virem trabalhar conosco”, disse.
O reitor ainda apresentou a ideia de que as atividades sobre Políticas Públicas de Juventude – PPJ fossem levadas a todos os campi da Uems, distribuídos em 15 municípios.
Gleiber disse que dessa forma fica motivado com a recepção e disposição das duas universidades de grande conceito e importância para o estado como a UEMS e a UFGD. "Nosso objetivo é incluir os acadêmicos para esses espaços de discussão política, pois são atores fundamentais que podem em muito contribuir e, paralelamente, se tornarem cidadãos e profissionais mais conscientes”, comenta Gleiber Nascimento.
O Conselho solicitou que a Conferência seja incluída no calendário das atividades de 2011 da Secretaria Municipal de Assistência Social e, pré-propostas sejam realizadas nas coordenações dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
“Entendemos que eventos como esse devem ser realizados na base da juventude, na periferia, garantindo a participação plena dos jovens e de todos os segmentos e que não seja um evento centralizado que exclui os mais necessitados de políticas públicas”, finalizou Gleiber.

Fonte: ACS com informações da assessoria do CMJ
Publicação: Site oficial da UFGD 20/01/11

Contato: cmjdourados@hotmail.com
Twitter: @CMJ_Dourados

Nenhum comentário:

Postar um comentário