Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estudantes já podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro 2011 da Câmara Federal

Projeto da Câmara dos Deputados recebe em setembro estudantes de todos os estados do Brasil. Programa propõe vivência do processo legislativo.





A Câmara lançou na última quinta-feira (24/03) a 8ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O PJB é uma oportunidade para que estudantes possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho de deputados federais. Participaram da cerimônia de lançamento professores que coordenam a iniciativa nos estados e deputados que integram a Comissão Executiva do PJB.

A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. Projetos de relevância já foram apresentados e alguns inclusive aproveitados por deputados para criar novas proposições. Os responsáveis pela organização do Parlamento Jovem na Câmara são o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e a Coordenação de Relações Públicas (Corep).
Como participar
Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, ter entre 16 e 22 anos e não ter participado de outra edição do PJB. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. O aluno deve preencher a ficha de inscrição , anexar o Projeto de Lei de sua autoria e entregar estes documentos na sua escola para que sejam encaminhados ao coordenador do programa no Estado. Em 2011, o PJB não terá tema específico e caso o aluno tenha dúvidas de como elaborar um Projeto de Lei, a página do PJB oferece um tutorial .
As secretarias estaduais de Educação devem enviar as inscrições e os projetos para a sede do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) em Brasília. O Conselho é responsável por encaminhar esses projetos à Câmara, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá selecionar os participantes.
O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto de 2011, na página Parlamento Jovem. O programa acontece entre 26 e 30 de setembro e vai reunir 78 estudantes de todos os estados do Brasil. Desde 2004, 546 jovens parlamentares participaram do programa.
Participação Popular
O deputado Jean Willis (Psol-RJ) é um dos parlamentares que compõem a Comissão Executiva do PJB e se mostrou estusiasmado pela iniciativa. “O grande impacto do PJB é a devolução do prazer de participar da política e da construção da coisa pública. O programa também contribui para acabar com o preconceito de que a política se faz com sujeira e corrupção”, avaliou.
Também integrante da comissão, a deputada Professora Dorinha (DEM-TO) reforçou o coro sobre a distorção que a política sofre por parte da opinião pública. “Se não conseguirmos sensibilizar a juventude para a importância da política e do Parlamento, os espaços serão ocupados por gente que não tem compromisso com o interesse público”, declarou a deputada.
Exemplo do resultado positivo de programas de participação popular junto a instituições públicas é a trajetória do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP). Egresso do movimento estudantil paulista, ele participou, em 2004, do programa Estágio Visita, também coordenado pela Câmara dos Deputados.
Encantado com as possibilidades de transformação da sociedade oferecidas pelo poder público, Luiz Fernando se tornou vereador, vice-prefeito de Jundiaí e, na última eleição, conquistou uma cadeira de deputado federal com 129.620 votos. Hoje, o deputado é um dos integrantes da Comissão Executiva do Parlamento Jovem Brasileiro. “Ainda guardo a pastinha azul que ganhei aqui do Cefor. Fico sensibilizado com o empenho dos servidores da Casa que organizam essa importante contribuição à formação cidadã de nossos jovens”, observou.
Serviço
Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011
Inscrições: até 20 de junho / ficha de inscrição
Resultado: 10 de agosto
Visitação: 26 a 30 de setembro
Mais informações: (61) 3216-7618

Fonte: Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário