Parlamento Jovem reúne 77 alunos do ensino médio de todo o País para uma jornada parlamentar em Brasília
A Câmara realiza nesta semana a oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Entre os dias 26 e 30 de setembro, 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os Estados do País vão vivenciar o processo democrático através da experiência de uma jornada parlamentar em Brasília.
Os participantes foram selecionados por assessores legislativos da Câmara a partir de quase mil projetos enviados às secretarias estaduais de educação. Jovens de 16 a 22 anos matriculados no 2º e 3º anos de instituições de ensino médio puderam participar.
Projetos na área de Educação foram o destaque, com mais de metade das propostas, em meio a temas como economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura e outros. As proposições sugerem desde a inclusão de disciplinas nas grades curriculares das escolas públicas à adoção de energias renováveis e praticas sustentáveis, por exemplo.
Participantes deste ano e seus projetos, conheça aqui.
Coordenadora do Parlamento Jovem na Secretaria de Educação da Bahia desde 2009, Lara Carneiro acredita que a iniciativa auxilia a formação dos estudantes. “Um programa como esse nas escolas é muito importante para disseminar o conhecimento em política e áreas relacionadas entre os jovens. A experiência de vida e a bagagem cultural que eles adquirem é visível, um divisor de águas para os que têm a oportunidade de participar. Ajuda muito também na escolha profissional, seja ela ligada ou não à política”.
Presidente do primeiro Parlamento Jovem, em 2004, o estudante de Administração Antônio José Daniel recorda com carinho dos dias que passou como deputado jovem. “Foi a melhor experiência que tive até hoje em termos de política da juventude. Apesar de breve, foi fascinante: abriu minha cabeça com novas ideias e deu elementos para que formasse uma visão crítica mais realista sobre a política”, diz Daniel, que hoje é assessor parlamentar em Salvador (BA).
Antes mesmo do início do evento, os parlamentares jovens de 2011 já movimentam as redes sociais. Eles criaram um grupo no Facebook para se conhecer e conversar sobre política, sociedade, cultura e outros assuntos. Phirtia Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, abriu a rodada de discussões na rede: “Minha ideia é promovermos debates sobre diversos temas. Assim, acumulamos conhecimentos e trocamos experiências”, sugere. Gabriele Santos, da Escola Estadual Profª. Catharina Pavale Padovani, de Piracicaba (SP), demonstrou ânimo e empenho para o desafio. “Somos vencedores só por chegar até lá. Tudo é em prol do nosso País, portanto façamos com muito carinho e dedicação."
Fonte: Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário