Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Conselho de Juventude realiza primeiro encontro de 2011

Aconteceu hoje às 13h na Casa dos Conselhos a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude de Dourados. A reunião começou com a apresentação de vários jovens interessados em assumir uma cadeira e outros em ajudar nas ações de 2011.
De início todos os participantes se apresentaram, indicando a qual entidade/órgãos pertenciam, o que mostrou o grande interesse em diversas pessoas em trabalhar em parceria com o Conselho de Juventude.
A pauta foi bem diversificada, o primeiro item foi ofícios e informes, citado o ofício enviado indicando novos conselheiros pela Fundação de Cultura e Esporte de Dourados - FUNCED.
O segundo item abordou a criação da Secretaria Municipal de Juventude (Projeto de Lei nº 35/PGM) que se encontra na Câmara de Vereadores para votação em sessão extraordinária.
O presidente Gleiber Nascimento disse estar em constante contato com o Legislativo e assim que for definida data e hora da sessão, informará a todos para o comparecimento em massa.
Gleiber informou que alguns parlamentares se manifestaram na imprensa contra a criação da Secretaria de Juventude, dizendo que ela trará gastos que comprometerão o executivo e que sem dotação orçamentária é inútil sua criação. O presidente afirmou que tais argumentos não possuem fundamentos, pois Dourados possui cerca de 50 mil jovens de 15 a 29 anos o que aponta a extrema necessidade do órgão. Informou que o gestor que será nomeado, deverá ser uma pessoa de grande poder de articulação, pois o principal é sua criação e depois incluída no orçamento de 2012, e nesse intervalo, uma das estratégias é trabalhar em parceria com a iniciativa privada, participação em programas e projetos federais e buscar apoio das demais pastas, além disso, nada impede que o orçamento de 2011 seja reordenado entre as secretarias.

Uma mobilização está sendo organizada para mostrar que a juventude douradense está organizada, ciente dos seus direitos e em busca no seu espaço na agenda governamental, além de estar bem representada.
Declarou que está em contato com os candidatos a Prefeitura de Dourados na próxima eleição que acontecerá no dia 6 de fevereiro, na tentativa de eles apresentem suas propostas para a juventude douradense.
O presidente disponibizou um relatório de participação no 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, para socialização das informações discutidas durante o evento e que foi encaminhado as autoridades.
Foi apresentado também a necessidade da alteração do Regimento Interno do órgão, com a finalidade de garantir maior participação das entidades, secretarias e conselheiros(as).
Sobre a Praça da Juventude, Gleiber informou que depois de uma mobilização e articulação com o executivo e legislativo federal o município foi contemplado com a Praça da Juventude (Praça do PAC) conforme Portaria nº 484 do Ministério do Planejamento, informou que o próximo passo é o município enviar à Brasília até o dia 31 de março um projeto básico e as documentações, estas que foram garantidas pela engenheira Evelyn da Secretaria de Obras do município conforme reunião realizada nesta semana.
A pauta seguinte foi a 2º Conferência de Políticas Públicas de Juventude que terá sua etapa municipal nos dias 15 e 16 de abril e a nacional de 8 à 11 de setembro em Brasília-DF. Informou que se reuniu com representantes da DZM Comunicação e Eventos nas quais sinalizaram parceria e ficaram responsáveis pelo projeto gráfico dos matérias, além de disponibilizarem o cerimonial para a o evento. Informou que se reuniu no dia anterior com a prefeita Délia Razuk apresentando algumas ações de mobilização nos distritos e contou com total apoio logístico do executivo.
A pauta encerrou com a informação de que no dia 31 de janeiro, por articulação do Deputado Federal Geraldo Resende, grande parceiro do CMJ, o conselho se reunirá com o Governador André Puccinelli, para discutir sobre a mobilização e a realização da etapa estadual.
A próxima reunião do Conselho Municipal de Juventude será no dia 09 de fevereiro onde será apresentado o projeto detalhado da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Dourados.

Fonte: Assessoria

Informações
Twitter: @CMJ_Dourados

2 comentários:

  1. A reunião foi ótima, acredito que esse ano o CMJ fará um bom trabalho.. um abç à todos os conselheiros!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Karol, esse ano é o nosso ano. E juntos vamos fazer adiferença. Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir