Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jovens temem ficar sem Secretaria

DOURADOS – Integrantes do Conselho de Juventude temem que a cidade de Dourados continue sem uma secretaria municipal que os represente. A proposta de criação da Secretaria da Juventude partiu da prefeita inteirina Délia Razuk, no final do ano passado. Ficou de ser votada na Câmara Municipal, que pensou em colocar o assunto em debate em sessão, fato até hoje não concretizado.
Acontece que o prefeito eleito Murilo Zauith (DEM) teria dito à imprensa que o interesse seria criar uma Secretaria de Cultura. Murilo toma posse amanhã, em ato solene na Câmara Municipal.
A criação de uma nova secretaria mexe com o orçamento daquelas que já estão em andamento. Isso ocorre porque passaria a funcionar sem orçamento próprio. Para uma secretaria nova entrar em funcionamento, neste caso, seria necessário retirar certa porcentagem do orçamento das demais, ou seja, repartir o dinheiro.
O presidente do Conselho de Juventude de Dourados, Gleiber Nascimento, criou ontem uma carta para encaminhar aos vereadores e ao prefeito eleito. O documento, que traz justificativas sobre a criação da Secretaria Municipal da Juventude, será entregue no dia da posse de Murilo Zauith.
Gleiber disse que o Conselho da Juventude, formado por 21 jovens voluntários, não irá “bater o pé para a criação da Secretaria da Juventude”. “Essa não é nosso proposta, até porque a criação da secretaria partiu do Legislativo e do Executivo. Apenas estamos em campanha para que ela possa se tornar uma realidade”, disse o representante dos jovens.
Várias cidades do país possuem a Secretaria da Juventude, sendo ela responsável por executar atividades na área da saúde, educação, esporte, lazer e de inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Esse tipo de secretaria é muito importe por executar trabalhos diretamente com a juventude”, enfatiza Gleiber Nascimento.
O representante dos jovens pontua a necessidade da criação de projetos para os jovens, como cursos continuados, qualificação profissional, oficinas de formação política e cidadã, pois “é ela quem garante nossa participação política e na sociedade”.
O Conselho de Juventude espera agendar ainda esta semana uma reunião com os vereadores e o prefeito eleito parar tratar sobre a Secretaria da Juventude.

Foto: Karolinne Couto
Fonte: Flávio Verão
Publicação: Jornal O Progresso 22/02/11 - Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário