Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Prefeita se reúne com representantes da Juventude e Cultura

A prefeita de Dourados Délia Razuk (PMDB) se reuniu na manhã de hoje (01/02) com profissionais e representantes da juventude e da cultura do município para apresentar e discutir o Projeto de Lei Complementar nº 35/PGM, encaminhado ao Legislativo que propõe a criação das Secretarias Municipais de Juventude (SEMJE) e Cultura(SEMC).
O encontro realizado na sala de reuniões do Gabinete da Prefeita contou com a participação dos conselheiros e o presidente do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) Gleiber Nascimento, Gerente do Núcleo da Juventude Higor Lobo, o poeta Emmanuel Marinho, o artista plástico Cello, Maestro Adilvo Mazzini do Centro Cultural Guaraoby, Viviane Magrini da Academia de Dança Anna Pavllova, representantes da UEMS, UNIGRAN, assessores especiais da prefeitura Paulo César Nunes e Elizabete Salomão, vereador Bebeto, representante do vereador Elias Ishy e convidados.
O encontro levantou diversas questões que precisam ser priorizadas tanto na política de cultura quanto na política de juventude. Na cultura, os representantes desabafaram que a cultura não é valorizada no município mesmo contando a Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (FUNCED) criada a 17 anos e que raramente conseguiu contemplar as ações de cultura e esportes, sempre com escassez ou recursos zero. Sobre o Teatro Municipal, contestaram dizendo que após sua criação, nunca foi feito reparos e manutenção, resultando em sua interdição pelo Corpo de Bombeiros no final de 2010. O movimento é a favor da criação da Secretaria de Cultura, pois entende que a FUNCED não consegue trabalhar com eficácia no esporte e cultura, pelo contrário, acaba se sobrecarregando e não atua com qualidade em nenhuma das duas áreas.
Gleiber Nascimento ressaltou a importância da criação da SEMJE, para ele a juventude necessita desta pasta, pois as demandas são altas e o município não tem estrutura necessária para atendê-la. Gleiber esclarece que a pasta gestora da política de juventude hoje no município é a Secretaria de Assistência Social, porém, devido a abrangência da sua atuação, não consegue devenvolver as ações necessárias para o segmento e principalmente perde recursos por falta de equipe técnica com atuação direcionada.
"Tivemos um recurso em 2010 do Governo Federal de R$ 67.200,00 para o enfrentamento ao crack e outras drogas, o que atuaria em um grande problema atual da juventude, porém a pasta não elaborou projeto de execução, o que resultou na não aplicação do recurso. Agora ele está no plano de reaplicação da secretaria assim como diversos outros recursos que correm o risco de serem cortados, esta é a realidade do trabalho para a juventude que vinha sendo feita. O que a juventude precisa do executivo é um órgão com equipe técnica capacitada, experiente e que se interesse pela juventude", disse Gleiber.
Citou que alguns se dizem contra a criação da Secretaria de Juventude devido a ela não possuir recursos, mas segundo ele o problema não é falta de dinheiro e sim má gestão dos recursos que o município recebe, citando diversos programas e editais do governo federal que a pasta de juventude poderá concorrer até sua inclusão no orçamento de 2012.
"Para qualquer política pública a construção de uma agenda governamental e a sua institucionalização é de fundamental importância e a criação da Secretaria de Juventude proporciona isso a Dourados, posteriormente a construção de um pano de ação e captação de recursos. Antes de qualquer cidadão se posicionar a favor ou contra o Projeto de Lei, analise os dados da juventude envolvida com drogas, desemprego, no crime, evasão escolar, desqualificação profissional dentre outros, isso vai ser uma excelente base de consulta" afirmou Gleiber.
Finalizou que é dessa forma que qualquer política deve ser feita para ter sucesso, sociedade civil  e governo trabalhando em parceria e dialogando juntos em amplos espaços de discussão, pois os próprios usuários/beneficiados são quem realmente sabem o que é bom ou não e o que atende ou não suas necessidades, congratulando a iniciativa da prefeita Délia Razuk.
Uma reunião entre os presentes e os vereadores será marcada para apresentar as informações discutidas, "assumo o compromisso de reuní-los com todos os vereadores, essas informações devem ser apresentadas para cada um antes da votação do Projeto de Lei prevista para o dia 14 de fevereiro", afirmou o vereador Bebeto.

Fotos: Cleverson Titton
Fonte: Assessoria do CMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário