Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dourados debate futuro da juventude

Com o tema “Juventude Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, a Câmara Municipal de Dourados sediou a Audiência Pública da Juventude, anteontem, às 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres. A audiência foi fruto da articulação dos vereadores Délia Razuk (PMDB) e Elias Ishy (PT), que apoiam significativamente o Conselho Municipal de Juventude de Dourados, presidido por Gleiber Nascimento. Aproximadamente 300 jovens participaram da audiência.
Os principais eixos de discussão da audiência foram: juventude, democracia e desenvolvimento, plano nacional de juventude 2011 a 2015 e articulação e integração das políticas publicas da juventude. O evento teve o objetivo de debater o plano regional de juventude na Grande Dourados e informar sobre direitos e deveres do jovem em todo segmento e a mobilização para a Confe-rência Estadual e Nacional.
Com o plenário lotado, a audiência começou com a composição da mesa pelo presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado (DEM), a vereadora Délia Razuk, o vereador Elias Ishy, o presidente do Con-selho Municipal da juventude de Dourados, Gleiber Nascimento (palestrante), o advogado e professor de direito e assessor jurídico da Vara da Infância e Juventude, Robson Moraes (palestrante), o acadêmico de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sérgio Anastácio de Souza.
Estiveram presentes também vereadores, representantes de entidades religiosas e sociais da cidade. Aproximadamente 300 jovens participaram da Audiência. Entre jovens da cidade de Dourados, outros de Juti, Nova Andradina e outras cidades vizinhas também compareceram ao evento.
A AUDIÊNCIA
Antes de serem ministradas as palestras, os proponentes destacaram a importância da Audiência. A vereadora Délia Razuk (PMDB) salientou que se sente honrada em participar de uma audiência de suma importância, uma vez que esta possui características diferentes das que já foram realizadas na Casa de Leis, pois visa inserir Dourados em âmbito Nacional e Internacional no que tange a promover ações de políticas públicas para a Juventude.
Délia Razuk ressaltou ainda que os debates e questionamentos levantados nesta audiência serão encaminhados para a 2ª Conferência de Juventude nos dias 12 e 13 de agosto, que acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACED), em Dourados. Para a vereadora, falar em juventude não é apenas fazer menção ao futuro, pelo contrário, “ju-ventude é passado, presente e futuro.
O vereador Elias Ishy salientou que o objetivo da audiência é oportunizar um espaço de debates de políticas públicas para os jovens douradenses. Ele argumentou que é necessário a mobilização de todos, uma vez que o desafio da juventude é de suma importância. Ele fez menção que atualmente no País são 51 milhões de jovens e tal feito é uma oportunidade única para elaboração de projetos para uma sociedade mais justa e igualitária. “Vocês jovens são os protagonistas da his-tória e devem levantar essa bandeira”, argumentou.
Após o pronunciamento dos vereadores, foi dado início as palestras de 15 minutos de explanação para cada preletor. A primeira foi ministrada por Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Juventude de Dourados, que abordou o tema “Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento”.
Gleiber declarou que era uma vitória a presença dos jovens neste evento. Pensar em juventude requer entender o que é juventude, ou melhor, que é jovem? Ele salientou que foi definido pela Política Nacional que jovem é aquele que se enquadra na faixa etária entre 15 a 29 anos. Hoje a cidade de Dourados possui 50 mil jovens, número de grande significância para a criação de ações voltadas para esta classe.
A segunda palestra com o tema “Plano nacional de juventude – prioridades 2011-2015” foi proferida pelo acadêmico de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelo militante do movimento estudantil Sérgio Anastácio de Souza. Ele fez uma explanação das conquistas dos últimos tempos e enfatizou que o debate da audiência é importante para que a juventude manifeste suas demandas.
A última palestra teve como tema a articulação e integração das políticas públicas da juventude e foi ministrada pelo professor de direito e assessor jurídico da vara da infância e juventude, Robson Moraes. Ele iniciou a palestra citando uma frase de Jorge Barrientos Parra “O jovem é revolucionário, porque dele saem as novas propostas”. Após as pales-tras, houve o espaço para perguntas e sugestões do plenário. Em seguida houve a indicação para os 30 delegados, sendo 32 inscritos que representarão o municí-pio na etapa regional da II Conferência de Juventude.
Publicado em: DouradosAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário