Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Abertas inscrições do Pronatec. Cursos começam em dezembro

Estudantes do ensino médio de vários municípios de Mato Grosso do Sul têm a oportunidade de qualificação gratuita por meio de cursos oferecidos pelo SENAC MS integrante do Sistema Fecomércio MS- em parceria com o Governo Federal, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). São oferecidas 905 vagas, para diversos cursos, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, dentro da modalidade bolsa formação estudante. Em 2012, haverá também a oferta da modalidade bolsa formação trabalhador.
A bolsa formação estudante tem como público-alvo os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de educação que serão contemplados com a oferta gratuita de cursos de formação técnica. Excepcionalmente neste ano serão oferecidos cursos de formação inicial e continuada (capacitações) para alunos do Ensino Médio. A partir de 2012 esse público será beneficiado somente com cursos técnicos.
Já a bolsa formação trabalhador terá como público-alvo os beneficiários do seguro-desemprego e bolsa-família e os principais parceiros na captação dos alunos serão as agências estaduais de emprego, no caso de MS, a FUNTRAB e as prefeituras municipais. As turmas de 2012 começam a partir do mês de março.
As aulas para estudantes do ensino médio têm início no dia 05 de dezembro e podem se inscrever alunos do 1º, 2e 3º ano de escolas públicas. A seleção dos alunos será feita pela Secretaria de Estado de Educação. Os interessados em participar dos cursos devem procurar suas escolas para o processo de pré-inscrição. São oferecidos mais de 20 cursos em diversas áreas.
O PRONATEC tem como objetivo democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores por meio de uma parceria entre Governo Federal e empresas privadas.
Segundo o gerente do SENAC em Campo Grande, Jonas Castanho Neto, desde o ano de 2008 o SENAC é parceiro do Governo Federal no que diz respeito às Políticas Públicas de Inclusão Social, comprometendo-se a aumentar significativamente sua oferta social por meio do Programa SENAC de Gratuidade.
“Neste novo programa, o SENAC também se propôs a ser novamente parceiro do governo na iniciativa de ampliar e valorizar a oferta de educação profissional e técnica. Mato Grosso do Sul, por meio do SENAC, foi escolhido para desenvolver diversos cursos em um dos eixos do PRONATEC denominado Bolsa Formação Estudante, que beneficia estudantes do Ensino Médio das redes públicas. Esse é um projeto de grande relevância na ampliação da oferta de pessoas qualificadas em nosso País e em nosso Estado”.
Oportunidade – Gustavo Roberto Correia Lourenço, de 16 anos, aproveitou a oportunidade de qualificação gratuita e hoje é aluno do curso em Técnico em Logística, oferecido pelo SENAC como piloto do Pronatec. Ele faz parte da primeira turma do Programa que atendeu 40 alunos da escola estadual Padre José Scampini, em Campo Grande. As aulas começaram em setembro desse ano e Gustavo está muito satisfeito com o curso. “O curso é muito bom, faz a gente perceber que a área de atuação é muito grande, não apenas o setor de transporte. Abre novos horizontes e minha expectativa é de conseguir meu primeiro emprego após o curso, porque esta área é muito carente aqui em MS. O curso vai abrir muitas portas”.
As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos serão feitas exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.pronatecms.com.br. Atenção para o período: entre 14h do dia 16 de novembro de 2011 e 18h do dia 1o de dezembro de 2011.

Fonte: Pronatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário