Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

10 dicas para não errar na hora da entrevista de emprego

Por mais amistosa que seja uma entrevista de emprego, tudo que é feito nela é observado, respostas, gestos, cumprimentos, postura, oratória, entre outros.

As respostas das perguntas são as mais importantes, mas não são suficientes diversas variáveis são avaliadas.

Willian Maachar, administrador e especialista em gestão de recursos humanos, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Mato Grosso do Sul, apresenta 10 dicas para não errar na hora de ser entrevistado.

Dica 1 - Atualize o currículo e leve uma cópia para entregar ao selecionador, pois seu currículo pode estar desatualizado em decorrência do tempo de envio.

Dica 2 - Leia e observe seu currículo, tenha certeza nas informações contidas no mesmo, mesmo as mais antigas, lembre-se das conquistas e resultados obtidos em cada experiência. Afinal! Só você poderá valorizar suas atividades realizadas. Isto demonstra uma segurança para o entrevistador.

Dica 3 - Busque informações sobre a empresa, via site, propagandas ou outros meios de comunicação. Afinal! Você deverá demonstrar interesse pela empresa onde almeja seu novo emprego. O mais interessado é você!

Dica 4 – Não aborde termos como “querida” e “meu bem”, Transmitirá falsa impressão de intimidade. Esqueça em casa chicletes e cigarros. Nunca olhe para o relógio, afinal, você está por livre e por espontânea vontade a disposição do entrevistador, não roa unhas, poderá demonstrar ansiedade além de não ser higiênico. E sempre desligue o celular.

Dica 5 – Apresente-se, troque um aperto de mão firme com seu entrevistador, mesmo que seja do sexo oposto. Se você estava sentado quando ele entrou na sala, levante-se para apertar sua mão.

Dica 6 – Trabalhe sua oralidade. Não exagere no volume, mas também não sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda em frases completas, sem reticências. Isto demonstrará confiança, segurança para o entrevistador.

Dica 7 – Lembre-se: você participou ainda apenas da entrevista e provavelmente o resultado de sua aprovação, ou não, não será de imediato, demais aspectos serão verificados e analisados, Cuidado com as redes sociais!

Dica 8 – Seu último ou atual emprego é ou foi o melhor, e você ADORA o seu chefe! Nunca fale mal de experiências passadas. Afinal, se você fala mal dos outros, quem garante que também não falará da minha empresa. “Pensamento do Entrevistador”

Dica 9 –  Cuidado com as piadas: Evite fazê-las. O entrevistador também deve evitar. Mas se ele cometer alguma, mesmo se for ruim, sorria para demonstrar que você entendeu, e por cortesia. Não ria de modo falso – dê um sorriso, e deixe a conversa prosseguir.

Dica 10 – As redes sociais poderão ser utilizadas no processo de seleção, pois será considerada uma fonte de informação para saber mais sobre um determinado profissional.

Tente trabalhar em sua rede social, aspectos profissionais, novidades sobre a sua profissão, atigos de “mercado”, dicas, entre outros.

Fonte: SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário