Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Governo lança hoje programa que contempla 13 escolas de Dourados


A Secretaria de Estado de Educação (SED) formou uma parceria com o Instituto Unibanco para implantar nas escolas estaduais o Projeto Jovem de Futuro, tecnologia de gestão escolar para resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir que os alunos do ensino médio público entrem, tenham um bom desempenho e concluam essa fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão. O lançamento oficial do Projeto Jovem de Futuro será hoje (25), às 15 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença do governador André Puccinelli.
Treze das 100 escolas estaduais que serão beneficiadas pelo Programa Jovem de Futuro a partir de 2012 são de Dourados. A idéia é que ao final dos três anos do projeto, todas as escolas de ensino médio sejm atendidas.
As escolas foram escolhidas em um sorteio, realizado no último dia 05, contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Instituto Unibanco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e do Conselho de Diretores das Escolas Estaduais de Campo Grande (Condec), que garantiram a transparência de escolha das escolas participantes. O método e os critérios para o sorteio foram definidos pelo Instituto Unibanco.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) formou uma parceria com o Instituto Unibanco para implantar nas escolas estaduais o Projeto Jovem de Futuro, tecnologia de Gestão Escolar para Resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir que os alunos do ensino médio público entrem, tenham um bom desempenho e concluam essa fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão.
Entre 2012 e 2014, 85 mil estudantes de 299 escolas estaduais de ensino médio de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pela transferência do Jovem de Futuro para a gestão do governo local. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o ensino médio. O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro nesse processo por meio do repasse de recursos diretamente às escolas.
A meta é melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes. Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos – já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias – desde que priorizem estratégias de incentivo a professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura.
O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.
A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa de escolaridade; aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25 pontos; diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “baixo” nas disciplinas avaliadas. Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas.
O lançamento oficial do Projeto Jovem de Futuro será em 25 de outubro, às 15 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Confira as escolas estaduais de Dourados que foram selecionadas: EE MENODORA FIALHO DE FIGUEIREDO
EE Pastor Daniel Berg
EE Presidente Getúlio Vargas
EE Ramona Pedroso
EE Vilmar Vieira de Mattos
EE Alício de Araújo
EE Floriano Viegas Machado
EE Floriana Lopes
EE Tancredo Neves
EE Celso Müller do Amaral
EE Dom Bosco
EE Reis Veloso
EE Antônia da Silveira Capilé

Fonte: DouraNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário