Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sábado, 1 de outubro de 2011

Deputada Mara Caseiro propõe criação do Ministério da Juventude

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) reforçou a ideia da criação do Ministério da Criança, Adolescência e Juventude, durante o seminário Políticas Públicas para Juventude, que aconteceu nesta sexta-feira (30/9) na Assembleia Legislativa. Essa e outras propostas que irão compor a Carta de Campo Grande foram apresentadas no encerramento do evento.
“Começamos a caminhada, mas não podemos parar por aqui”, concluiu a parlamentar. O debate que reuniu estudantes e autoridades no Plenário Júlio Maia, resultará em uma carta com propostas direcionadas para a implementação das políticas públicas para a juventude.
Algumas das proposições apresentadas incluem o estímulo à implantação de escolas integrais; participação ativa da família nas escolas; programa de conscientização sobre a gravidez precoce; palestras nas escolas para pais e alunos; programa específico de reinserção social para jovens egressos das Uneis (Unidades Educacionais de Internação); tratamento para dependência química dentro das Uneis; fortalecimento dos Conselhos Municipais da Juventude e ampliação do ensino técnico profissionalizante.
Na Carta, a deputada Mara Caseiro propõe ainda a ampliação de projetos voltados para crianças e jovens como o Parlamento Jovem, Bom de Bola, Instituto Mirim e Projeto Florestinha. “É através de projetos assim que vamos trazer um novo momento de conscientização de nossos jovens e das famílias”, ressaltou.

Um dos destaques é a criação do Ministério da Criança, Adolescência e Juventude, como forma de tratar especificamente dos recursos para implementar propostas, iniciativas, programas e projetos.
Para o juiz da Infância e Juventude, Danilo Burin, o envolvimento de meninos e meninas em projetos e ações sociais garante boas expectativas para o futuro. “Quem participa dessas iniciativas serão outras pessoas amanhã e certamente não teremos problemas com essas crianças e jovens“, afirmou.
Segundo Mara Caseiro, mais propostas devem ser elaboradas no decorrer da próxima semana e somente a partir do dia 10 de outubro é que a Carta será finalizada e então lida durante sessão plenária. As propostas, de acordo com a parlamentar, poderão ser encaminhadas para o Plano de Educação Estadual.

O desembargador Joenildo de Souza Chaves enfatizou a necessidade de implantação das políticas públicas para a juventude. “Eu não vejo outra maneira de acabar com a violência e a criminalidade a não ser investir nos jovens”, declarou. Para ele, é importante integrar no plano as áreas de saúde, educação, lazer e formação profissional. “Aí sim podemos avançar na solução dos problemas”, concluiu.

Por: Talitha Moya   Foto: Giuliano Lopes 
Fonte: Portal ALMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário