Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sábado, 1 de outubro de 2011

Conselho de Juventude palestra na Assembléia Legislativa de MS

No seminário Políticas Públicas para Juventude, que aconteceu nesta sexta-feira (30/9), no Plenário Júlio Maia da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, autoridades, entidades e gestores ligados à área da juventude, apresentaram várias propostas para a efetivação das Políticas Públicas de Juventude no estado.
Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Juventude de Dourados, abordou sobre a importância do órgão para a conquista de políticas públicas “a sociedade e principalmente a juventude sabe que transformações sociais e políticas em nosso país dependem unicamente da capacidade dos movimentos sociais e dos segmentos se organizarem, e hoje, a juventude de Mato Groso do Sul está organizada através dos conselhos, mas temos muitos a fazer”, disse o presidente.
Gleiber apontou que a participação política da juventude é reduzida devido a diversos fatores, sendo o principal, a não discussão sobre o tema nas escolas, diferente de décadas passadas, necessitando portanto, de projetos com metodologia específica que atuem neste déficit pedagógico.
O seminário foi resultado de uma série de audiências públicas com a temática da consciência jovem e segurança nas escolas de Mato Grosso do Sul.
A idéia, de acordo com Mara Caseiro, propositora das audiências e do seminário, é finalizar estas discussões com a indicação de propostas, projetos, e da elaboração da “Carta de Campo Grande”, visando colaborar com os planos estadual e nacional da juventude.
Propostas
O conselho de Juventude de Dourados apresentou diversas propostas, dentre elas, destacam a ampliação para os demais municípios do projeto Parlamento Jovem, realizado pela Escola Legislativa de MS, a criação pelas secretaria de estado e secretarias municipais de educação de ações para o fomento do protagonismo juvenil, liderança e criação dos grêmios estudantis nas escolas, cursos e palestras de formação para a iniciação política da juventude, a criação do Conselho Estadual de Juventude de Mato Grosso do Sul, a reorganização do Fórum estadual e dos Fóruns municipais de juventude e a criação do fundo estadual e fundos municipais de Juventude.
As propostas tiradas do seminário serão levadas à 2ª Conferência Estadual de Juventude que se realiza no dia 15 de outubro em Campo Grande e na etapa nacional em Brasília-DF de 09 à 12 de dezembro.
Palestraram também no seminário a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca, o coordenador do Centro de Referência dos Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia, Leonardo Bastos Ferreira, o juiz aposentado da 2ª Vara da Infância e Juventude, Danilo Burim, a delegada Maria de Lourdes Cano (Infância e Juventude), o desembargador Joenildo de Souza Chaves, presidente do Conselho Nacional do Magistrado da Infância e Adolescência, o coronel Oscar Rodrigues, e do coordenador do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
Participarm ainda da apresentação de propostas a reitora da Unaes, Leocádia Petry Leme, a presidente do Sinep (Sindicato das Escolas Particulares), Maria da Glória Barcelos, as secretárias municipais de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, e de Assistência Social, Nilva Santos, e o secretário executivo da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Gogoz, entre outras autoridades.

Por: Assessoria
Foto: Giuliano Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário