Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Seminário das Juventudes Partidárias acontece hoje em Brasília-DF

Hoje acontece em Brasília o Seminário das Juventudes Partidárias que irá debater a 2ª Conferência Nacional de Juventude.

Com focos principais como: Discutir e apontar diretrizes unitárias para a  2ª Conferência Nacional de Juventude e,  se possível uma agenda para  os debates sobre Reforma Política e os marcos Legais das PPJ, em especial o Estatuto da Juventude.

O Seminário reunirá as juventudes partidárias do campo democrático popular JPT/JSPDT/JSB/UJS/JPL/JPMDB, e tem por objetivos:

Contribuir para o debate político e os desafios da 2ª Conferência Nacional de Juventude

A juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que 2ª conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.

Debater o papel da juventude e sua importância para o desenvolvimento do país;

O interesse da juventude deverá ser debatido de acordo com sua importância perante o desenvolvimento de seu país.  Assim, o Jovem defenderá propostas relacionadas à Educação e Cultura, como: o primeiro emprego, 10% do Produto interno Bruto (PIB), 50% dos recursos do fundo social do pré-sal e Banda larga.

Discutir o protagonismo juvenil em meio às discussões da reforma política e dos marcos legais.

Em meio às discussões da Reforma política, que traz uma série de propostas de alteração no sistema político e eleitoral brasileiro, e servirão como um ponto para guiar os futuros debates em torno do tema e, os Marcos Legais  buscam  uma compreensão plena dos fundamentos do ECA que são naturalmente levados ao contato com outras leis que estabelecem os princípios norteadores de diferentes políticas setoriais como: saúde, educação, assistência às famílias, trabalho etc. Nesse sentido o Jovem tornará protagonista da evolução da educação.

Fortalecer a temática juvenil impulsionando a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude.


2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios. A Conferência será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.  Essa temática deverá ser impulsionada para a efetiva realização da Conferência.
                  
Programação do Seminário
09:00h - Auditório Freitas Nobre - Câmara dos Deputados
Reforma Política, marco legal das PPJ, direitos e participação juvenil;
Henrique Fontana, relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados;
Manuela D'ávila, relatora da Comissão Especial do Estatuto da Juventude;
Domingos Neto, presidente da Frente Parlamentar da Juventude;
Severine Macedo, Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal;
15:00h - Juventude e o Projeto Nacional de Desenvolvimento
Angela Guimarães, Secretária-adjunta da SNJ e coordenadora da 2ªConfjuve
Gabriel Medina, presidente do CONJUVE;
Ipea;
Daniel Iliescu, Presidente da UNE;
Renato Meireles, Diretor do DataPopular;

Fonte: Portal UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário