Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sábado, 1 de outubro de 2011

Presos custam mais que alunos, diz defensor público

Em Mato Grosso do Sul, o custo de um presidiário é oito vezes maior do que um aluno da rede estadual de ensino. Em média, o gasto com um preso é R$ 1.500,00 por mês. Por outro lado, o investimento anual com cada aluno é de R$ 2.166,00.
Os valores foram informados pelo defensor público da Infância e Juventude para Atos Infracionais, Eugênio Luiz Damião, durante o seminário “Políticas Públicas para Juventude”, que está sendo realizado na Assembleia Legislativa, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB).
Segundo o defensor, a população carcerária de Mato Grosso do Sul em 2010 corresponde a 11.600 detentos. “Os números mostram que um preso equivale a dez alunos que estudam meio período, ou cinco alunos do período integral”, salienta.
A disparidade entre as duas cifras revela o prejuízo que a sociedade tem com a violência. “Não adianta o Poder Público querer cobrar responsabilidade dos profissionais em segurança pública, pois foi omisso na origem: educação”, afirma.
Para Eugênio, o Estado precisa investir em uma educação de qualidade, reduzindo assim a criminalidade. O diretor da Unei (Unidade Educacional de Internação) Novo Caminho, Valdinei Figueiredo, concorda. “Sem investimento em educação, vamos perder nossos jovens para o mundo do crime. Precisamos de projetos educacionais de qualidade para evitar que a juventude chegue às unidades de internação”, diz.

Por: Heloíse Gimenes   Foto: Giuliano Lopes 
Fonte: Portal ALMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário