Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Juventude debate Rio+20 no Fórum Social Temático 2012

“Juventude Rio+20, qual é o seu lugar?”. Este foi o tema debatido na oficina realizada nesta quinta-feira (26/1), no Acampamento da Juventude, durante o Fórum Social Temático de Porto Alegrre (RS). A Atividade foi organizada pela secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma). 
Segundo Pedro Picollo, da Rejuma, o debate teve por objetivo apontar um rumo possível para essas articulações no âmbito da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, além de avaliar como a sociedade civil se relaciona com o governo, por meio da Secretaria Nacional de Juventude. “Nossa intenção é pactuar rumos com os movimentos juvenis e pensar o dialogo com o governo brasileiro”. 
O Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, destacou que a discussão foi importante para fortalecer a parceria com a Secretaria Nacional de Juventude em relação à participação juvenil na Rio+20, além de garantir uma agenda da sociedade civil no processo do Fórum Social Temático, com objetivo de colocar a  juventude como tema estratégico no debate da Conferência do Rio de Janeiro. 
Já a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, reafirmou o compromisso da SNJ com o tema Juventude na RIO+20. “O nosso objetivo é fortalecer a mobilização da juventude para Conferencia, mas também garantir a incidência do tema nas resoluções que sairão dela”. Severine lembrou que o atual modelo de desenvolvimento não é capaz de garantir qualidade de vida para os jovens e lembrou que, no atual processo de crise, eles são os que mais sofrem com o desemprego. 
Enfrain Neto, consultor da Secretaria-Geral da Presidência da República para Rio+20, apresentou alguns avanços no diálogo com a sociedade civil, a exemplo do Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, mediado pelo Conselho de Desenvolvimento Economico e Social com 72 organizações da sociedade civil brasileira. O documento pode ser acessado pelo endereço: http://www.cdes.gov.br/
As organizações juvenis devem voltar a se reunir na tarde desta sexta-feira (27), para fechar uma agenda política para a Assembléia dos Movimentos sociais que acontece no sábado (28), a partir das 8h30, na Usina do Gasômetro.
Fonte: SNJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário