Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conselho Municipal de Juventude elege nova diretoria

No dia 24 de setembro, o Conselho Municipal de Juventude - CMJ da cidade de Dourados(MS) realizou eleição para a nova mesa Diretora. Composta pelos conselheiros Gleiber Nascimento (Presidente), Diogo Duarte (Vice-Presidente), Débora Katiuscie Florêncio (Primeira Secretária) e Leomar da Silva Pinto (Segundo Secretário), a nova diretoria presidida por um internacionalista aponta diversos trabalhos para serem executadas, como a finalização da criação do Fundo Municipal de Juventude, cadastro das entidades e programas que atendem jovens douradenses, ações que exerçam o controle social e principalmente a criação de espaços de discussão para elaboração e efetivação da Políticas Públicas para a Juventude (PPJ) no município.

Criado pela Lei nº 3.046 de 31 de dezembro de 2007 e alterado pela Lei nº 3.290 de 12 de agosto de 2009 o Conselho Municipal de Juventude é composto por 11 conselheiros titulares e 11 suplentes, sendo 02 representantes do movimento estudantil, sendo 01 (um) representante do Ensino Médio, 01 (um) representante do Ensino Superior; 01 representante dos grupos religiosos; 02 representantes das entidades e clubes de serviço; 01 represente dos movimentos cultural e desportivo e 05 representantes do Executivo Municipal, estes, indicados pelo poder executivo de áreas correlatas as políticas públicas para a juventude.

O conselho é uma instância consultiva e deliberativa de participação e interlocução da sociedade com o Estado no planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas, efetuando o controle social, este, garantido na Constituição Federal de 1988. Ligados ao Poder Executivo, é neste espaço que a sociedade civil organizada pode debater sobre os projetos e necessidades comuns e inseri-los na agenda governamental.

Cientes de que um dos maiores problemas que dificultam a participação juvenil no processo de cidadania é a falta de formação política e cidadã, o novo mandato tem como uma das prioridades oferecer diversas capacitações para a juventude douradense, em locais estratégicos como as escolas, que concentram um número expressivo de adolescentes e jovens. " chegou o momento de desfazermos o binômio "juventude-problema", a juventude não está ciente de seu papel na sociedade, de sua importância, precisam saber que são cidadãos detentores de direitos e deveres, saber que agora estão inclusos na Constituição Federal através da Emenda Constitucional nº 65, resultado de muita luta através da PEC da Juventude aprovada este ano", afirma Gleiber Nascimento.

O conselho está organizando a Semana da Juventude em parceria com outros órgãos e entidades municipais, que se realizará de 22 a 27 de novembro, com uma programação dinâmica e instrutiva, pois Gleiber considera que investir na juventude é investir no futuro do país. Durante a semana, ocorrerão oficinas em escolas do município, abordando os temas protagonismo juvenil, liderança, políticas públicas para a juventude e controle social. Na sexta-feira (26) além das oficinas acontece um Lual no Parque Antenor Martins a partir das 18h, e no sábado (27/10) ocorre uma mesa de debates sobe PPJ com gestores e sociedade civil na Associação Comercial e Empresarial de Dourados - ACED e a noite, a semana será encerrada com uma festa de halloween beneficente.

Referente a Políticas Públicas para a Juventude em Dourados e região, o Conselho se coloca a disposição para realizar atividades de formação, e desde já informa que em 2011 será realizado um dos mais importantes eventos para o segmento, a II Conferência Nacional de Juventude, que será dividida em dois momentos, no primeiro semestre as etapas municipal e estadual onde delegados serão eleitos para no segundo semestre, participarem a etapa nacional em Brasília.

O Conselho Municipal de Juventude está localizado na Casa dos Conselhos, situada a rua Joaquim Teixeira Alves, nº 1453, no centro. Contatos pelo telefone 67 3411 7144  e pelo e-mail cmjdourados@hotmail.com

Publicado em: DouradosNews, DouraNews, Diário MS, O Progresso, DouradosAgora, Gira Solidário, Site oficial do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário