Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conselho se mobiliza para trazer Praça da Juventude para Dourados

A cidade de Dourados pode avançar significativamente na efetivação das Políticas Públicas para a Juventude com a construção da “Praça da Juventude”, uma iniciativa de um dos eixos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O montante investido na juventude nesta etapa do PAC, que vai de 2011 a 2014 demonstra que cada vez mais a juventude ocupa seu espaço na agenda do desenvolvimento do Brasil. Serão 5,7 bilhões de reais para construção de equipamentos públicos para juventude ampliando o acesso ao esporte, cultura e lazer.
Para Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Juventude, os gestores de juventude e conselhos municipais de juventude têm papel fundamental na apresentação deste projeto aos prefeitos e na luta por esta conquista, uma vez que o público jovem será um dos maiores beneficiários do projeto.
Há três modelos de Praças: o pequeno (700 m²), o médio (3.000 m²) e o grande (7.000 m²). Nos menores haverá cinema para 48 pessoas, biblioteca, telecentro, salas multiuso, pista de skate, equipamentos de ginástica, jogos de mesa, kits para práticas de esportes e os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Isso é um sonho da juventude douradense, é preciso protagonismo e muito trabalho para incentivar os gestores e facilitar o acesso a todas as informações para tornar possível a aprovação das propostas”, enfatizou.
O prazo para entrega das propostas vai até 29 de outubro, por isso o Conselho de Juventude está realizando diversas ações de mobilização para que a obra venha para Dourados, dentre elas, reuniões com representantes do executivo municipal e do legislativo federal, ressaltando a importância para o município de contar com estrutura desse porte para a juventude, oferecendo lazer, esporte, cultura e cursos profissionais, pois existem cursos profissionalizantes que não foram executados ainda por falta de local, como o projeto “Costurando o Futuro” que beneficiará cerca de 200 pessoas.
O Conselho pede que toda sociedade se envolva e lute neste objetivo, pois este espaço é necessário, podendo oferecer alternativas e opções de atividades e ocupação para adolescentes e jovens, prevenindo e evitando o uso de drogas, práticas ilícitas e outros problemas que afetam a juventude.
Devido ao número de habitantes, a cidade de Dourados poderá receber somente uma unidade e a seleção será feita por um grupo interministerial a ser definido e o resultado final sai no dia 10 de dezembro. 

Publicado em: DouradosNews, DouraNews, Diário MS, O Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário