Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Juventude de Dourados escolhe delegados para Conferência Regional em Audiência Pública


A audiência pública realizada na noite de ontem (3), nas dependências da Câmara de Vereadores de Dourados contou com a presença de aproximadamente 250 jovens que discutiram o tema : “Juventude: Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Proposta pelos vereadores Elias Ishy (PT) e Délia Razuk (PMDB), o objetivo da audiência era principalmente contribuir para a formulação de políticas públicas para o município, assim como escolher os delegados para a conferência estadual, que acontece no mês setembro, em Campo Grande.Após esta etapa, outros delegados serão escolhidos para participar, em dezembro, da Conferência Nacional da Juventude, em Brasília.
O vereador presidente da Casa, Idenor Machado (DEM) fez a abertura da audiência, destacando as atividades da juventude e colocando a Câmara à disposição para que se busque políticas públicas que venham atender os anseios do segmento, enquanto a vereadora Délia Razuk lembrava que durante sua passagem pelo Executivo chegou a encaminhar projeto para a criação da Secretaria da Juventude, alertando, porém, que o projeto foi retirado de pauta e não está em tramitação, como alguns jovens questionaram.
Elias Ishy, por sua vez, defendeu um trabalho mais objetivo em busca de direitos que não são respeitados e garantiu que seu mandato estará pronto para contribuir com os trabalhos que busquem oferecer e implantar políticas públicas que realmente venham a atender as reivindicações apresentadas.
Ao assumir os encaminhamentos do evento, Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal da Juventude fez um balanço do trabalho que vem sendo desenvolvido em Dourados, destacando que “hoje o nosso Conselho é considerado o mais bem estruturado e o que melhor vem realizando ações em prol da juventude”. Preletor da palestra principal, Gleiber abordou o tema que deu  nome à audiência.
O segundo palestrante da noite, que discutiu o “Plano nacional de juventude – prioridades 2011-2015” foi o acadêmico de história da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pelo militante do movimento estudantil Sérgio Anastácio de Souza. Para ele, “o Plano Nacional da Juventude está ultrapassado e requer uma gigantesca atualização para que realmente esteja fundamentado e de acordo com os dias de hoje”, afirmou.
Último palestrante da noite, o professor de direito e assessor jurídico da Vara da Infância e Juventude, Robson Moraes dos Santos, enfatizou em sua palestra que teve como tema “A articulação e integração das políticas públicas da juventude”, que as questões discutidas e a juventude estão hoje em desequilíbrio. “É preciso, principalmente, que o jovem vá à luta, debata, busque as mudanças”, disse o professor, lembrando que “ao mesmo tempo que a sociedade deposita nos jovens a esperança de um futuro melhor, é neste segmento que encontramos os maiores problemas da sociedade”, pontuou.
Após as palestras foram abertas perguntas para os participantes que, durante esse tempo, puderam discutir alguns pontos que tinham dúvidas, principalmente em torno das ações e políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal, onde o principal foco tornou-se o acesso ao ensino superior.
Durante a audiência foram distribuídas fichas de inscrição para que, ao final, fossem escolhidos os 30 delegados que participarão da Conferência Estadual. Ao todo, 31 jovens se inscreveram e com a anuência da plenária, ficou definido que todos irão participar do evento.
Ao final, os propositores e palestrantes festejaram o sucesso da audiência pública, avaliando que este foi um importante passo para que sonhos e projetos da Juventude saiam do papel e tornem-se realidade.







Por Carlos Marinho
Publicação: DouraNews

Um comentário:

  1. Parabéns juventude douradense! Uma nova história está iniciando para o nosso segmento! Aguardamos todos na nossa Conferência Regional de Juventude nos dias 12 e 13 de agosto, semana que vem no auditório da ACED. Será um grande encontro das juventudes da região. Não percam!

    ResponderExcluir