Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dourados participa da Cúpula dos povos e Rio+20

A Rio+20 oficial marca os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92). Nestas duas décadas, a falta de ações para superar a injustiça social ambiental tem frustrado expectativas e desacreditado a ONU. Em pauta a chamada “economia verde” e a institucionalidade global – é considerada como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas. Na estrutura da Cúpula dos Povos estão sendo organizados Comitês Estaduais. Em Mato Grosso do Sul começou em setembro de 2011 e hoje conta com 240 pessoas entre ativistas e integrantes das discussões.
Entre os objetivos do Comitê Sul-Mato-Grossense estão facilitar e mobilizar a sociedade para o evento da Rio +20 e cúpula dos povos, visando mudanças locais voltadas a sustentabilidade (em nível social, ambiental e econômico); despertar e formar pessoas para o enfrentamento das questões socioambientais; e engajar pessoas para que após o evento continuem de forma autônoma e emancipada.
Segundo Simone Mamede, facilitadora do Comitê, o diálogo em Dourados fomentará a importância de discussões qualificadas sobre o futuro sustentável que queremos enquanto sociedade e que esse diálogo e oficina têm como princípio "fazer com as pessoas e não para elas".
Em Dourados, o Diálogo e Oficina de Políticas Públicas Aplicadas à Sustentabilidade Local – Mato Grosso do Sul Unido para a Rio+20 acontecerá hoje, das 7h30 às 11h30 no Anfiteatro Central da Unidade II da UFGD. Essa ação preparatória para a Rio +20 em Dourados contará com a participação de facilitadores do comitê Sul-Mato-Grossense para Rio +20, tais como Adriana Galbiati que abordará sobre permacultura como estratégias sustentáveis, Cintia Bezerra e Maristela Benites, Aurea Garcia – educadoras ambientais.
O diálogo e Oficina tem com como objetivo colher contribuições, para que haja participação representativa de Mato Grosso do Sul na Rio +20, agregando mais integrantes ao Comitê Facilitador da Sociedade Civil para Rio +20 no MS (http://riomais20ms.wordpress.com/).
PROGRAMAÇÃO:
7:30h - Espaço Cultural – Música regional
8h- Histórico das Conferências Internacionais da ONU e da Cúpula dos Povos para a Rio +20: Maristela Benites
8:20- Comitê Facilitador Sul-Matogrossense para a Rio +20: Simone Mamede.
9h- Permacultura e estratégias para a Sustentabilidade: Adriana Galbiati 10h- World Café (Tereré com Prosa)
11:00h – Apresentações do Word Café
11:30h – Encerramento
SERVIÇO - cupuladospovos.org.br
Fonte: Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário