Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conselho de Juventude de Dourados representa MS em Brasília-DF

O 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude aconteceu de 28 à 30 de novembro no Centro de Convenções Lake Side, em Braslília. De Mato Grosso do Sul, somente dois jovens tiveram suas inscrições deferidas e representaram o estado no evento, Gleiber Nascimento do Conselho de Juventude de Dourados e Anderson Tolotti do Conselho de Juventude de Batayporã.
O 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude reuniu jovens de 24 estados brasileiros, quando foram mapeados todos os conselhos existentes, discutidos temas importantes sobre juventude e também a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá de 8 a 11 de setembro de 2011.
Agora, Gleiber começa os preparativos para a 2ª Conferência do ano que vem, pois diversas etapas deverão ser cumpridas até o evento nacional. “Na Semana da Juventude que fizemos há poucos dias, a participação da juventude foi muito pequena, mesmo com representantes do executivo, legislativo, judiciário e órgãos colegiados presentes. Para que possamos ter uma boa representatividade, é preciso que haja um maior engajamento dos jovens, pois assim teremos poder de influência nas discussões sobre as políticas voltadas para a juventude”, alertou Gleiber.
O jovem também lembrou a aprovação da PEC da Juventude, promulgada por Lula em 13 de julho deste ano. “Isso vai favorecer o programa de políticas públicas para os jovens, conforme destacou o presidente durante nossa conversa”, comentou.
Ele ressaltou que “ o conselho vai precisar de apoio de todos os segmentos, que vão do Poder Público à iniciativa privada, para que se possa ter um mínimo de estrutura na participação no evento do ano que vem”.
Para ele a mobilização da juventude é fundamental, avaliando que “ se tivemos força para conseguir uma modificação na Constituição e com isso a inserção do jovem na PEC, temos então o exemplo que outras ações poderão ser desenvolvidas, já que temos reconhecidos o direito e o dever como jovens cidadãos”, complementou.
Ao finalizar, Gleiber Nascimento lembrou que o conselho em Dourados foi criado em 2007, mas não havia desenvolvido iniciativas que agregassem os alunos e professores ao movimento. Em uma de suas primeiras ações sob a sua gestão, o Conselho realizou as oficinas de políticas públicas de juventude, que após um primeiro momento de rejeição, acabou por ter grande aceitação no meio escolar, quando cerca de 600 alunos participaram e agora os próprios professores estão convidando o conselho para fazer novas atividades na rede de ensino.
“Que venham todos os jovens, para que juntos, possamos desenvolver um grande trabalho que beneficie a todos nós”, encerra Gleiber Nascimento.

Fonte: Assessoria
Publicado em: O Progresso, Diário MS, DouraNews, DouradosNews, Folha de Dourados, Dourados Agora, Agora MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário