Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prefeita convoca Câmara para votar criação das secretarias de Cultura e Juventude

A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PMDB), vai fazer convocação extraordinária da Câmara de Vereadores para votar a criação das secretarias de Cultura e de Juventude. A sessão extraordinária está prevista para o dia 28 deste mês.

O projeto de lei de autoria do Executivo prevê a criação da Secretaria Municipal de Cultura, com o desmembramento da Funced (Fundação Cultural e de Esportes), e da Secretaria Municipal da Juventude, uma medida inédita no município de Dourados. As novas pastas vão garantir mais eficiência no processo de implementação de políticas públicas para esses setores.

O vereador e líder da prefeita na Câmara, Albino Mendes (PR), disse a criação da Secretaria de Cultura vai garantir mais investimentos na área. Junto com o vereador Gino Ferreira (DEM), Albino Mendes solicitou à prefeita a criação da secretaria, principalmente por causa das dificuldades existentes atualmente na viabilização de recursos federais destinados à Cultura.

Albino Mendes disse essa é uma área que tem crescido muito em todo o país, principalmente no atendimento aos interesses da comunidade. Entretanto, em algumas cidades, como é o caso de Dourados, o setor ainda precisa avançar. “Se você não tem uma secretaria específica, fica difícil ter projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Os recursos se tornam limitados e você acaba na dependência de verbas disponibilizadas pelo governo do Estado ou ainda por meio de fundos específicos como o FIC [Fundo de Incentivo a Produções Culturais], que existe em Dourados”, afirmou o vereador.

Para o líder da prefeita na Câmara, esta é uma área que requer autonomia e estrutura financeira, porque há uma grande e importante demanda a ser atendida. “No Brasil o desmembramento da Cultura hoje é uma realidade. Para se ter uma ideia dessa tendência, os ministérios do Esporte e Cultura são divididos. Isso facilita e agiliza a administração e a efetivação de políticas públicas”, destacou o vereador.

Albino Mendes, que também é o autor da indicação de implantação da Secretaria da Juventude, feita a pedido do Conselho Municipal da Juventude, disse que a sessão extraordinária acontece na próxima terça-feira em razão da urgência e por ser este um projeto de lei de interesse de toda a sociedade.

Empenho da prefeita
Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal da Juventude, declarou que os jovens representam atualmente uma grande parcela da população e precisam ter maior participação nas questões envolvendo a sociedade. Os números do censo de 2009 revelam que no Brasil existem 50 milhões de jovens. Em Dourados, são em torno de 47 mil jovens, ou seja, 30% do total de habitantes.

O presidente do conselho avaliou que o empenho da prefeita Délia Razuk em convocar a Câmara para votar a criação da Secretaria Municipal da Juventude vai garantir ao município condições de focar mais a política da juventude.

“A PEC da juventude já foi votada e a política para o setor incluída na Constituição Federal. Com a criação dessa pasta em Dourados, teremos respaldo para garantir a efetivação das políticas públicas voltadas aos jovens”, enfatizou Gleiber Nascimento.
 
Fonte: AsseCom PMD
Publicado em: Site oficial do município de Dourados

Nenhum comentário:

Postar um comentário