Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

sábado, 19 de março de 2011

Presidente do Conselho de Juventude conhece o Centro de Referência da Juventude do Rio de Janeiro/RJ

No último dia 15, o presidente do Conselho Municipal de Juventude de Dourados Gleiber Nascimento visitou um projeto que hoje é referência nacional em políticas públicas de juventude, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) da cidade do Rio de Janeiro/RJ.

O CRJ é resultado da parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobrás, e a própria comunidade. Possui seis unidades, localizadas em Manquinhos, Jacarezinho, Cidade de Deus, Vila Paciência (Santa Cruz), Cantagalo/Pavão, Pavãozinho e Duque de Caxias. Conta com laboratórios de informática, surf, grafite, web design, fotografia, aulas de ballet, hip hop, além de taekwondo.

"O MS é um estado conservador e isso impõe barreiras para o investimento na juventude, ainda vivemos a cultura de que os jovens "não direito a voz", sendo submissos em casa, na sociedade e sem direito a manifestar suas demanadas e necessidades ao governo. O Centro de Referência do Rio de Janeiro quebra este paradigma e prova que o investimento em políticas públicas de juventude, proporciona além de uma juventude politizada, consciente e cidadã, menor gasto futuro nas áreas da saúde, educação, assistência social, justiça, dentre outros", diz Gleiber.

Gleiber lembra que este ano acontece uma dos mais importantes eventos para a juventude, a 2ª Conferência de Juventude, com suas etapas nos municípios, estados e a nacional em Brasília/DF. Reuniões e pré-conferências estão sendo realizadas em igrejas e programas governamentais no intuito de apresentar o evento e garantir a participação integral da juventude douradense. Escolas, associações de moradores e outros órgãos/entidades interessadas em participar do processo inicial da conferência pode entrar em contato pelo e-mail juventudedourados@gmail.com.

Gleiber destaca o ótimo momento que o Conselho de Juventude de Dourados vive "conseguimos reunir representantes de todos os segmentos da juventude do município nas atividades do conselho, hoje temos visibilidade no estado e no país, nos tornando referência, prova disso é que municípios do MS estão solicitando palestras de políticas públicas de juventude, formação política, protagonismo juvenil e apoio na criação de conselhos de juventude, até mesmo cidades de outros estados, o primeiro município com agenda confirmada é Amambai no dia 09 de abril.

O Conselho de Juventude agradece o apoio de toda a sociedade douradense, imprensa e entidades de classe, pois contribuem para tal posição e convida todos para comparecerem na sessão ordinária do dia 04 de abril da Cãmara Municipal de Dourados, onde na ocasião o presidente fará uso da tribuna.



Fotos: Sandra Fernando
Fonte: Assessoria CMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário