Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Audiência pública discute segurança nas escolas na AL

Questões comportamentais, drogas, álcool, a desestruturação familiar e o papel da escola na formação dos jovens foram alguns temas da audiência pública “Consciência Jovem – Segurança nas escolas de Mato Grosso do Sul”, que aconteceu ontem (11), no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa.

Durante o evento, que foi comandado pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), o promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche (Infância e Juventude) palestrou acerca destas e outras temáticas. 

Os debates também contaram com a presença das secretárias de Estado Nilene Badeca (Educação) e Tânia Mara Garib (Assistência Social), entre outras autoridades do ramo educacional, incluindo representantes de escolas públicas, particulares, e da prefeitura de Campo Grande.

Sabendo que a questão é de extrema relevância para a sociedade e que a temática é abrangente, a deputada Mara Caseiro planejou três audiências públicas sobre a consciência jovem e a segurança nas escolas do Estado.

A segunda delas já foi agendada para o dia 8 de junho, quando serão discutidas questões envolvendo os transtornos de comportamento (bullying, hiperatividade e esquizofrenia) e a importância de identificá-los em tempo hábil.

“Em casos como o de Realengo, no Rio de Janeiro, e do maníaco da Cruz, muita coisa ruim poderia ser evitada, se o comportamento anormal desses jovens fosse identificado a tempo”, comentou a deputada.

Durante a segunda audiência pública, outros especialistas no assunto serão convidados para debater e encontrar soluções para estas questões.

“Vamos trazer especialistas para falar destas mudanças comportamentais e como identificá-las. Queremos chamar a atenção da escola, dos professores e dos pais, para que esse tipo de problema possa ser identificado e acompanhado”, acrescentou.

Plano estadual - Na terceira e última audiência sobre a consciência jovem, Mara Caseiro pretende reunir os dados e conclusões dos dois primeiros debates a fim de elaborar um plano estadual para a Juventude.

O objetivo da parlamentar é levar as ideias inovadoras e as sugestões de políticas públicas de jovens e educadores de Mato Grosso do Sul para a Conferência Nacional da Juventude, que acontece no fim do ano.

“Temos que ir de encontro à necessidade dos nossos jovens”, diz a deputada.

Por: Fernanda França/ALMS
Foto: Giuliano Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário