Sobre o blog

Minha foto
Blog do Conselho Municipal de Juventude de Dourados/MS. Criado para trazer informação inteligente para a juventude. Troca de experiência, socialização de informações sobre juventude, Políticas Públicas de Juventude, notícias, e oportunidades integram esta ferramenta de informação. Também, divulgar as ações dos Conselhos Municipais de Juventude do MS e dos órgãos gestores de PPJ. Contato: juventudedourados@gmail.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto de lei de Walter Hora incentiva contratação de jovens

O vereador Walter Hora (PPS), líder do prefeito na Câmara Municipal de Dourados, apresentou na sessão desta nesta semana da Casa o projeto de lei que cria em Dourados uma política de incentivo a contratação de jovens que buscam colocação no mercado trabalho.

O projeto prevê que as empresas ou indústrias que receberem incentivos do município ficam obrigadas a preencher, no mínimo em 5%, o quadro de funcionários com jovens da faixa etária de 18 a 24 anos, mesmo que os jovens não possuam qualquer experiência profissional. Segundo Walter Hora, o projeto de lei tem o objetivo de garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

De acordo com o vereador, a proposta vem de encontro com o atual momento de Dourados, “já que com o aumento do perímetro urbano, várias empresas ou indústrias tendem a se instalar no município e serem beneficiadas com incentivos fiscais. É aí que pretendemos buscar essa parceria com as empresas para inserir os jovens no mercado de trabalho” comentou Walter Hora.

Pesquisas revelam que a juventude tem sido o segmento populacional mais afetado pelo desemprego. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2007, o desemprego juvenil era quase três vezes maior que o dos adultos - a taxa de desemprego juvenil era de 14%, enquanto a taxa de desemprego adulto era de 4,8%. Em agosto de 2010, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgou estudo que constatou que a taxa global de desemprego entre jovens, de 15 a 24 anos, atingiu o número recorde de 81 milhões de indivíduos em 2009.

“A exigência de experiência tem acarretado, em alguns setores, sobra de vagas e, em contrapartida, milhares de jovens desempregados, criando uma geração perdida no que diz respeito ao anseio de trabalho e ajudar nas despesas de casa. É necessário que o os governos incentivem os jovens trabalhadores”.

Fonte: DouradosNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário